terça-feira, 26 de setembro de 2017

Governo Francimara lança programa de beneficiamento para jovens na próxima segunda


Objetivando implementar políticas públicas que beneficiem jovens de São Francisco de Itabapoana (SFI), o Governo Francimara lançará o Programa Identidade Jovem, o ID Jovem, em parceria com os governos Estadual e Federal. O evento, aberto ao público, será na próxima segunda-feira (2), às 14h, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade.

Nesta terça-feira (26), uma reunião no auditório da Secretaria de Trabalho, Assistência e Promoção Social definiu os últimos ajustes para a cerimônia. Além desta, estarão unidas para o lançamento oficial do ID Jovem as secretarias de Educação e Cultura e de Turismo, Indústria e Comércio.

Durante o encontro, houve a definição da programação. A abertura será com o grupo musical Art Lata, além de apresentação de um grupo de dança do Departamento de Cultura. Farão o uso da palavra os secretários municipais Fagner Azeredo (Trabalho, Assistência e Promoção Social) e Yara Cinthia (Educação e Cultura); a superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Jessica Ohana; a consultora da Secretaria Nacional de Juventude, Thaís Nascimento; e a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos. O encerramento será com o Canto Coral.

ID Jovem - O programa será destinado a jovens em idade de 15 a 29 anos e possibilitará acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

“Fomos incansáveis na busca desse benefício para os jovens do município. Um dos objetivos da prefeita Francimara é possibilitar cada vez mais o avanço de políticas públicas para os jovens que estão à margem dessas políticas e que todos tenham esse acesso”, enfatizou o secretário de Trabalho, Assistência e Promoção Social, sinalizando que isso será um marco para os jovens. “Emitiremos o ID na hora, podendo o jovem já sair utilizando os benefícios”, declarou.

Para o secretário, esse amparo aos jovens é uma maneira de provar o quanto o Estatuto Nacional da Juventude está sendo respeitado. “É uma grande conquista que nos deixa muito felizes. São Francisco tem seus jovens contemplados pelo cumprimento do Estatuto que acolhe em benfeitorias as nossas atuais e futuras gerações”, pontuou Fagner.

Critérios para a adesão

Segundo um dos coordenadores municipais do ID Jovem Gabriel Cardoso, o programa será destinado para pessoas cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos por mês. Além disso, o jovem também precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O cartão de ID será virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. As formas para obtenção do ID serão através do NIS (número de identificação social), que é atribuído pela Caixa Econômica Federal (CEF) às pessoas que são beneficiadas por algum projeto social e ainda não tem cadastro no Programa de Integração Social (PIS). Caso o jovem não esteja incluso no CadÚnico, o secretário orienta levar CPF ou identidade para cadastro e posteriormente retirá-lo numa unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Ascom SFI

Nenhum comentário: