segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Greve na Vital: acúmulo de lixo revolta moradores de Campos



Ururau

População reclama do mal cheiro e do lixo espalhado que pode, inclusive, trazer doenças já que atrai ratos e outros animais



No terceiro dia de greve dos funcionários da Vital Engenharia Ambiental – empresa que presta serviços de coleta de lixo e varredura a Prefeitura de Campos – moradores já estão incomodados com a quantidade de resíduos espalhados por toda a cidade. A população reclama do mal cheiro e do lixo acumulado que pode, inclusive, trazer doenças já que atrai ratos e outros animais.

A aposentada Maria de Fátima, de 67 anos, moradora do Jardim Carioca, disse que na sua rua as calçadas das casas já estão repletas de lixo. Ela também contou que o forte odor já está incomodando bastante, principalmente, quando cães e gatos de rua rasgam as sacolas e espalham os resíduos.

“Está ficando difícil essa situação. Hoje pela manhã quando fui abrir a janela da sala, o cheiro forte do lixo do vizinho, que estava no quintal dele, entrou todo para dentro da minha casa. O meu lixo, pedi ao meu neto que levasse para um terreno e queimasse, porque não sei por quanto tempo mais iremos ficar sem a coleta”, reclamou a idosa.

Outro que também lamentou a situação é o eletricista Adalberto Farias, de 43 anos. “Nem estava sabendo que o pessoal (funcionários da Vital) estava em greve, minha esposa que me contou ontem (sábado). Acho um absurdo deixar a cidade ficar nessa bagunça e com lixo espalhado. Eu sei que todo trabalhador tem direito a greve, mas só acho que deveria ficar, pelo menos, uns 20% trabalhando”, disse Adalberto que também reside no Jardim Carioca.

PARALISAÇÃO

Com o atraso de dois meses do vale alimentação, os servidores deflagraram greve na última sexta-feira (1°/09). A empresa teria se comprometido a pagar os funcionários até este sábado (02/09), mas noa efetuouo o pagamento. Ontem, a maioria dos trabalhadores está protestando de forma pacífica na garagem da empresa, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, Parque São Matheus, em Guarus.

No mês passado, após funcionários da concessionária anunciar paralisação de 48 horas em função do atraso de salários, a empresa efetuou o pagamento e a limpeza pública foi mantida.

“O salário, por enquanto, está em dia, mas já estamos dois meses sem vale alimentação. São R$ 390,00 por mês, o que equivale a R$ 15,00 por dia”, disse um motorista de caminhão da coleta de lixo, que preferiu não ser identificado.

Em nota, a Superintendência de Comunicação (Supcom) da Prefeitura de Campos informou que, "a Prefeitura de Campos tem mantido diálogo com a Vital Engenharia e a informação é de que parte da parcela foi paga na última sexta-feira. Os comprovantes do pagamento, inclusive, já foram apresentados aos funcionários”.

Reportagem: Ururau

Nenhum comentário: