quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Hospital de Natividade pode ter fornecimento de energia suspenso


Direção do hospital estaria negociando dívida de quase R$ 1,8 milhão

O Hospital de Natividade (HN) – na Região Noroeste Fluminense – terá o fornecimento de energia suspenso a partir desta quarta-feira (20), segundo informou a Enel Distribuição Rio. A distribuidora afirma, em nota, que a dívida da instituição já somam 75 faturas (meses) – o equivalente a seis anos e três meses – e pode chegar a R$ 1,8 milhão. Segundo a Enel, o hospital foi notificado no dia 29 de junho deste ano sobre a possibilidade de corte de energia.

Ainda, em nota, a Enel esclarece que tem intensificado, nos últimos meses, as tentativas de negociação com o HN, mas ainda não recebeu proposta de pagamento da dívida da instituição.

Na nota, a Enel informa que, apesar de não estar obrigada pela legislação, visando evitar prejuízos aos pacientes internados ou em atendimento, fornecerá, a partir de amanhã e pelo período máximo de sete dias, equipamento gerador para atender o hospital por 24 horas/dia. O gerador será capaz de atender à demanda normal de energia da unidade durante uma semana. Esgotado o período de sete dias, a Enel Distribuição Rio cessará seus esforços para solucionar as pendências do hospital junto à distribuidora.

A distribuidora informa que o corte de unidades de serviço essencial está amparada na Lei 9.427/1996 (lei federal que institui a Aneel). De acordo com o artigo 17, a suspensão de unidade que preste serviço público e/ou essencial à população deve ser informada com pelo menos 15 dias de antecedência ao Poder Público Local ou Poder Executivo Estadual.

A Enel ressalta que seis órgãos de saúde também foram informados pela companhia sobre a dívida e a possibilidade de corte (Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Agência Nacional de Saúde, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e Prefeitura de Natividade).

De acordo com o site Ururau, as informações da Enel foram confirmadas por um funcionário da administração do hospital, “mas que a instituição já estaria em negociação com a distribuidora”. O funcionário disse ainda que estava acontecendo uma reunião – na tarde desta terça – com os diretores da unidade hospitalar para tratar do assunto.

Fonte: Ururau Foto: Divulgação

Nenhum comentário: