Foram pautas de debates no Fórum Regional temas relacionados ao programa de regionalização, importância dos fóruns regionais, Manual do Secretário de Turismo, estágio de familiarização, Cadastur, Pronatec, legislatura e Comissão de Turismo da Alerj, transporte turístico e combate ao transporte irregular, entre outros.
Augusto falou das razões de sua participação no evento. “Além de buscar informação, fomos integrar nossas ações com o Estado. Aproveitamos ainda a oportunidade para promover nossa região, pois possuímos o maior litoral fluminense e nesses nove meses de Governo Francimara já fizemos mais de 80 eventos”, destacou.
Ao apontar sobre a situação do turismo na cidade, o secretário pontuou algumas informações. “No sistema do Estado só há registrado um guia turístico e apenas uma pousada e isso não é verdade porque temos mais de 30 hospedagens. É até importante que os donos de pousadas e os guias saibam, pois precisamos que nos procurem para que a secretaria solicite o cadastro de cada um no sistema estadual. Com isso eles passam, inclusive, a serem reconhecidos”, ressaltou o secretário.
Na ocasião, o subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Anderson Moura, além de destacar a importância do Fórum, fez elogios ao secretário Augusto Alves, dizendo que ele é o maior entusiasta do evento. Anderson também ressaltou que o turismo é um dos caminhos para driblar a crise, gerar trabalho e renda e, consequentemente o fortalecimento da economia.
Augusto falou importância da parceria da prefeitura com a Secretaria do Estado de Turismo. “A partir de então, quando a gente, por exemplo, planejar
uma feira, em vez de fazermos sozinhos, iremos fazer integrados e juntos com os outros municípios poderemos realizar um verdadeiro feirão”, sintetizou.
O evento contou com outras participações como o diretor de operações do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), João Cassimiro Araújo; o secretário da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Fábio Costa, além de representantes de ONGs, empresários, guias de turismo e pessoas da comunidade.
Ascom SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário