terça-feira, 17 de outubro de 2017

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama e Novembro Azul câncer de próstata.

Autoexame é fundamental para identificar suspeitas e buscar tratamento imediato
A campanha Outubro Rosa está em evidência, em São Francisco de Itabapoana. Ela busca alertar as mulheres à prevenção do câncer de mama por meio do autoexame. Em caso de suspeita da doença, a vítima deve procurar atendimento médico para início do tratamento precoce, quando há mais chances de cura.

Nossa equipe show esteve nesta segunda feira 16, visitando o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), para obter informações importantes à respeito deste mal que preocupa a todos nós.

Há quase dois meses após a sua inauguração dezenas de pessoas de nossa São Francisco estiveram visitando a entidade em busca de informações e todas tiveram êxito e já estão fazendo o tratamento.

A prefeita Francimara, em seu discurso, no dia da inauguração se emocionou ao falar do núcleo. “Às vezes passamos por coisas na vida da gente e deixamos a nossa marca e eu vejo que esse núcleo vai ser a marca da Francimara em São Francisco de Itabapoana”, revelou a prefeita, sendo aplaudida pelo público.

Ela contou que a médica oncológica Elizabeth Uhl foi a responsável pela idealização do projeto, sendo logo apoiado pelo Executivo municipal. “Prevenir já é um tratamento. A referência no tratamento do câncer na região é Campos dos Goytacazes, mas quando uma pessoa estiver com uma suspeita, o cidadão poderá procurar o núcleo, que vai encaminhá-lo para o diagnóstico”, explicou.

Outro objetivo do núcleo é dar suporte aos familiares do paciente. Para a Francimara, esse é um passo muito importante para o município. “Eu tenho muito orgulho de dizer: eu já fiz muito para SFI em oito meses. Mais do que muitos que passaram por aqui à frente da prefeitura. Como gestora, quero poder fazer o melhor para vocês”, destacou.

O Nuprapac fica situado na área central do município, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, próximo à Enel (antiga Ampla). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com a oncologista clínica Elizabeth Uhl, a enfermeira oncológica Virgínia Correa, além da assistente social Mariana Menezes e a auxiliar administrativa Sabrina Freitas.

E um recado importante também para os homens da região a partir do dia 1º de novembro estaremos realizando o novembro azul, venha se informar a respeito e faça o exame de próstata.

Próstata: exame de toque ainda é tabu no país

O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

Na capital fluminense, vias expressas e monumentos fazem parte da campanha. Segundo a concessionária que administra a via expressa Linha Amarela, os colaboradores trabalharão com uma fita azul no atendimento aos usuários. Além disso, a concessionária pede que as pessoas trabalhem de azul em um dia do mês. Os corredores e computadores serão enfeitados com o tema da campanha, além da inclusão de um pop-up no site oficial da empresa.

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro -, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao Novembro Azul. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.

“Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, destaca Marlene Oliveira.

O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.

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