sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Prefeito de Itaperuna faz apelo em vídeo por socorro para o Noroeste Fluminense


Prefeito de Itaperuna enumera problemas vividos sem pasto para o gado, rio com nível baixo e prejuízos incalculáveis Foto: Reprodução

O prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius, publicou um vídeo no último dia 20, nas redes sociais, no qual faz um apelo emocionado às autoridades estaduais para que olhem pela Região Noroeste Fluminense – também sacrificada pelo longo período de estiagem. Em apenas uma semana, o vídeo obteve 89 mil visualizações.

Depois de mais de quatro meses sem chuvas, a estiagem tem causado transtornos incalculáveis para a região, principalmente para a área de produção agrícola e pecuária. Muitos municípios da região Norte e Noroeste do estado já decretaram situação de emergência.


Peixes morrendo por baixa oxigenação na pouca água do Rio Muriaé, em Itaperuna Foto: Leonardo Nora

“Estou fazendo este vídeo para que os nossos deputados, nosso governador, ajudem a nossa Região Noroeste, que precisa demais do apoio de vocês. Nossos rios estão secando, nossos pastos estão secos, nossa produção leiteira já caiu mais de 40%. Nos ajudem nesta estiagem! O povo, principalmente da área agrícola, está precisando muito de ajuda”, declarou o prefeito.

O vídeo teve a repercussão esperada e atingiu o meio político, tendo sido compartilhado por autoridades estaduais que se comprometeram a ajudar na busca de soluções, atendendo ao apelo do prefeito.

No último domingo (22), mais de 60 peixes das espécies pial, dourado, entre outros de água doce, foram encontrados mortos nas águas do Rio Muriaé, no município de Itaperuna. A suspeita é de que os peixes tenham morrido devido à falta de oxigênio, uma vez que o rio está bem abaixo do nível normal para esta época.

Com a estiagem que afeta toda a região e levou vários municípios a decretarem situação de emergência, o nível do rio está tão baixo que é possível caminhar no leito, entre as pedras.

O fotógrafo Leonardo Nora, fez fotos da quantidade de peixes mortos e, em um vídeo, pede um posicionamento das autoridades competentes.
Tocador de vídeo
00:00
02:01
Da Redação com Decom – Itaperuna

Nenhum comentário: