domingo, 22 de outubro de 2017

Serviço de utilidade pública

REUNIÃO
Local: Escola Estadual Domires Machado
Data: sexta-feira, dia 27 de outubro de 2017
Horário: às 9:00 horas


Assunto: Destinação de Recursos do Programa Rio Rural para a revitalização da cultura da mandioca e das fábricas de farinha (Cadeia Produtiva da Mandioca) no Município de São Francisco de Itabapoana.

Na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro de 2017, o Superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Nelson Teixeira, estará na Escola Estadual Domires Machado, às 9:00 horas para conhecer o projeto da Cadeia Produtiva da Mandioca.
Na oportunidade, o superintendente, Nelson Teixeira que é secretário Executivo do Rio Rural e Helga Hissa, Coordenadora Técnica do Programa Rio Rural analisarão a viabilidade técnica e econômica do Projeto Cadeia Produtiva da Mandioca.

Desta forma, comprovada a viabilidade técnica e econômica do projeto, o Programa Rio Rural destinará recursos que contribuirão para que o Projeto possa ser iniciado. Vale lembrar que serão beneficiados, não apenas os plantadores de mandioca, mas também os trabalhadores das lavouras e os donos das fabricas de farinha.
O Programa Rio Rural buscar alternativas sustentáveis de desenvolvimento, tendo como referência de planejamento e de intervenção das microbacias hidrográficas, investindo na recuperação da qualidade da água, conservação do solo, recomposição da cobertura vegetal, infraestrutura e saneamento rural, entre outros. O programa conta com recursos do BIRD – GEF e Governo do Estado, e a parceria de Entidades Ambientais.
O Projeto da Cadeia Produtiva da Mandioca visa a adequar de forma sustentável a cadeia produtiva da farinha de mandioca do Município de São Francisco de Itabapoana, na perspectiva social, ambiental, econômica e sanitária. Dentre as principais metas do projeto estão:
- Identificar e caracterizar os atores sociais envolvidos na produção da farinha de mandioca, na perspectiva socioeconômica e demográfica e quanto à organização social do trabalho;
· Melhorar a qualidade e produtividade das lavouras de mandioca;
· Avaliar o atendimento de requisitos higiênico-sanitários no processo produtivo da farinha de mandioca;
· Dar destinação adequada aos efluentes da produção;

· Propor medidas corretivas para as possíveis inadequações de processamento e de higiene encontradas, visando à melhoria da qualidade do produto;
· Sistematizar informações que contribuam para o processo de Indicação Geográfica da farinha de mandioca de São Francisco de Itabapoana, criando assim uma “identidade” do produto.
É importante que os donos de fabricas de farinhas levem os seus fornecedores (plantadores de mandioca), pois a liberação de recursos para adequação de suas fábricas dependerá da participação e contribuição dos plantadores de mandioca.

EMATER-RIO
ESLOCJP
eslocjp@yahoo.com.br
(22) 2789-5252

Nenhum comentário: