segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil auxiliam em buscas por submarino argentino

Três embarcações e duas aeronaves da Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviadas para o Sul da Argentina, onde um submarino que transportava 44 tripulantes desapareceu na última quarta-feira (15). O último contato do ARA San Juan com as autoridades argentinas foi feito na altura do Golfo de San Jorge, quando estavam em deslocamento da Base Naval de Ushuaia, no Sul do país, para a Base Naval de Mar del Plata.

Neste domingo (19) pela manhã, o navio brasileiro Almirante Maximiliano chegou ao ponto do último contato dos militares argentinos, mas o tempo ruim no local dificulta as buscas, devido às ondas, que chegam a 6 metros de altura. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave de busca e outra de patrulha para a região.


Tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB) se prepara para a missão de busca do submarino argentino. – Foto: Divulgação/FAB

Segundo matéria da Agência Brasil, em mensagem encaminhada ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, o presidente Michel Temer refirmou compromisso de ajudar nas buscas do submarino. “Meu governo está totalmente empenhado para encontrar o submarino argentino e seus tripulantes. Envio mensagem de fé e de esperança às famílias dos marinheiros”, disse o presidente brasileiro.

Em postagem anterior, a Agência Brasil informou que a Marinha da Argentina detectou nesse sábado (18) sete chamadas por satélite realizadas para diferentes bases desde o submarino ARA San Juan, desaparecido na quarta-feira passada (15) com 44 tripulantes a bordo, informaram fontes oficiais à agência EFE. Segundo um comunicado divulgado neste sábado pelo ministério de Defesa argentino, as chamadas não chegaram a se completar com as bases da Marinha, o que “indicaria que a tripulação tenta restabelecer contato”.

“Com a colaboração de uma empresa americana especializada em comunicação por satélite, trabalha-se agora para determinar a localização precisa do emissor dos sinais, supondo que poderia se tratar do submarino que leva a bordo 44 tripulantes”, diz o comunicado. As chamadas foram feitas entre as 10h52 (horário local, 11h52 em Brasília) e 15h42 (16h42). As tentativas de comunicação duraram entre 4 e 36 segundos. (Mais detalhes a qualquer momento na sequência das postagens).

FONTE: Agência Brasil

Nenhum comentário: