quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Governo do Rio de Janeiro abre Semana da Saúde com foco na importância da doação de sangue

A partir desta terça-feira (21) até a próxima sexta-feira (24), na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, o governo estadual promove mais uma Semana da Saúde, com foco na prevenção em saúde e na importância do ato de doar sangue. Além da tradicional doação de sangue do Hemorio e dos serviços de prevenção em saúde, o evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde passou a contar com a parceria do Departamento de Trânsito – que vai montar amanhã uma estrutura itinerante – o Detran Presente – que fará atendimento no local. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no evento, com acesso a serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol e orientação sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde.

Dentro da programação, o público também poderá ser vacinado contra a febre amarela, fazer teste rápido de hepatite, ultrassonografia óssea (exame para detectar osteoporose), atendimento dermatológico – incluindo prevenção e diagnóstico de hanseníase – e odontológico, além de avaliação com endocrinologistas. Como parte do Novembro Azul, os homens poderão se consultar com urologistas e realizar o teste de PSA. A estrutura contará com cerca de 350 funcionários da saúde, e voluntários, que trabalharão diariamente na prestação de serviço à população.

Na opinião do secretário da Saúde, Luiz Antônio Teixeira, o objetivo é, principalmente, chamar a atenção da população para a importância da prevenção e para a doação de sangue. “A Semana da Saúde é dos maiores eventos de saúde pública e tem como objetivo despertar na população a consciência da prevenção e da doação. No ano passado, tivemos uma resposta muito positiva e chegamos a atender a mais de 4.500 pessoas. Neste ano, reunimos um número maior de serviços e esperamos receber cerca de 15 mil pessoas”, disse. Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata, a ação contará com um estande dedicado à Saúde do Homem.


A doação de sangue é considerada uma iniciativa importante da população na medida em que as bolsas de sangue coletadas nesse período garantem estoque do Hemorio suficiente. – Foto: Divulgação/Google

Nesse estande os visitantes podem participar de palestras e passar por consultas com especialistas, além de realizar exames de PSA para investigação de tumores na próstata. De acordo com o Palácio Guanabara, na campanha do ano passado, cerca de 1.140 homens foram atendidos e, destes, 126 foram encaminhados para acompanhamento, por estarem com os níveis de PSA alterados. Durante o evento serão feitas ações preventivas contra a febre amarela, a exemplo da campanha estadual de vacinação que vem sendo feita em todos os 92 municípios do estado. Até agora foram distribuídas mais de 6,6 milhões de doses da vacina. Durante o evento, quem ainda não tomou a dose e está dentro do público-alvo poderá se imunizar.

A recomendação é que pessoas de 9 meses a 60 anos tomem a vacina. “Ainda temos um percentual importante da população que não está imunizada, por isso tomamos a decisão de oferecer a vacinação durante todos os dias de evento” afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe. Para facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo órgão, o Detran-RJ montou uma estrutura itinerante. Com isso, nesta 37ª edição do Detran Presente, será possível emitir o licenciamento anual sem vistoria, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, tirar a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade e dar entrada em recursos contra multas, entre outros serviços. A estrutura do Hemorio estará no local coletando bolsas de sangue para o hemocentro.

A expectativa é captar cerca de 500 bolsas diárias, com 50 profissionais envolvidos no atendimento, que será feito das 7h às 17h. O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, considera a doação de sangue uma iniciativa importante da população na medida em que “as bolsas de sangue coletadas nesse período garantem que o estoque do Hemorio seja suficiente para abastecer as unidades de saúde nas festas de fim de ano, quando o número de doações cai bastante”.

O fato de que uma das grandes novidades deste ano é a participação dos profissionais de endocrinologia no evento, o que possibilita tirar dúvidas sobre doenças crônicas como a obesidade, diabetes e hipertensão é ressaltado pela secretaria. “Além de medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol, quem comparecer à Cinelândia, poderá se submeter a uma avaliação corporal na balança de bioimpedância, teste que mede, através de uma leve corrente elétrica, a quantidade de água, gordura e a massa magra no corpo auxiliando o diagnóstico da obesidade e a estratificação do risco cardiovascular dos pacientes”.

FONTE: Agência Brasil

Nenhum comentário: