quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Operação “Peixe Feliz” apreende material de pesca em SFI no primeiro dia do defeso


No primeiro dia do início do período do defeso (Piracema), nesta quarta-feira (1), uma operação conjunta denominada “Peixe Feliz” aconteceu em São Francisco de Itabapoana (SFI). A ação teve a participação direta da Secretaria de Municipal Meio Ambiente e Defesa Civil, Guarda Ambiental e Polícia Militar. A paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies vai até o dia 28 de fevereiro de 2018.



O resultado da “Peixe Feliz” foi considerado positivo e sendo apreendidos aproximadamente 500 metros de rede de espera com malha pequena, que é proibida, além de oito sacos de espinhéis (armadilha de pesca que funciona de forma passiva com a utilização de iscas para a atração dos peixes). Todo o material será acautelado com emissão de relatórios ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Neste primeiro ponto foram realizadas quatro inserções e na Lagoa de Gargaú encontrado o material. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuará com ações em todo município, semanalmente, e até arrasto no braço do Rio Paraíba do Sul será pontuado e fiscalizado. Vamos trabalhar na garantia de preservar nossa ictiofauna (conjunto de peixes de uma região), respeitando o defeso”, enfatizou o secretário da pasta, Ilzomar Soares Filho.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos ressaltou que SFI possui uma grande capilaridade de ecossistemas, onde as espécies devem ser protegidas para as futuras gerações, conforme determina o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
Ascon SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: