sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Operação ‘Peixe Feliz’: mais de 500 metros de rede e armadilhas apreendida na Lagoa de Gargaú


Pelo menos 500 metros de rede e armadilhas para peixes foram apreendidas na operação desta quarta Foto: Divulgação –
Prefeitura de SFI

Teve início nesta quarta-feira (1º), o período de defeso de preservação das espécies que vai até o dia 28 de fevereiro. No primeiro dia, a Operação “Peixe Feliz” – desencadeada para garantir a reprodução dos peixes e impedir a pesca no período -, resultou na apreensão de material de pesca na Lagoa de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana (SFI). 

Aproximadamente 500 metros de rede e oito sacos de espinhéis – armadilha de pesca que funciona com a utilização de iscas para a atração dos peixes – foram encontrados por agentes da secretaria municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, guardas ambientais e policiais militares.


“Neste primeiro ponto foram realizadas quatro inserções e na Lagoa de Gargaú, encontrado o material. A secretaria de Meio Ambiente continuará com ações em todo o município, semanalmente, e até arrasto no braço do Rio Paraíba do Sul será pontuado e fiscalizado. Vamos trabalhar na garantia de preservar nossa ictiofauna [conjunto de peixes de uma região], respeitando o período do defeso”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Ilzomar Soares Filho.


As denúncias sobre a prática de pesca neste período podem ser feitas por meio do telefone do Canal Verde, da secretaria de Meio Ambiente de SFI pelo número (22) 98161-6713.

Nenhum comentário: