Petrobras anunciou nova queda nos preços da gasolina e do diesel que passaram a vigorar neste sábado. – Foto: Divulgação
Em decisão rara no país, um dia depois de o preço da gasolina ter sido reduzido em 3,8% e o do diesel em 1,3% nas refinarias, nova diminuição no preço dos dois combustíveis entrou em vigor neste sábado (18). De acordo com a Petrobras, o diesel caiu 0,3% e a gasolina 1,4%.
Estudos a respeito do mercado de combustíveis mostram que a redução de 3,8% da gasolina na sexta-feira (17) nas refinarias foi a maior para um único dia desde que a Petrobras passou a adotar, este ano, a metodologia de ajustes quase diários dos valores do diesel e da gasolina.
Conforme o jornal O Diário postou no final da tarde dessa sexta-feira, a Petrobras anunciou quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, que a partir da zero hora do dia seguinte(sexta-feira), reduziria os preços da gasolina e do diesel nas refinarias em todo o país. Segundo nota divulgada pela empresa, o diesel teria redução de 1,3%, enquanto a gasolina cairia 3,8%. E não 0,38% como informado anteriormente pela Agência Brasil, equivocadamente.
A matéria dizia ainda que, no sobe e desce dos preços dos dois produtos nas refinarias, em sintonia com a nova política da estatal de acompanhar as oscilações dos preços das duas commodities no mercado internacional – onde os aumentos e redução são quase que diários – seria a sexta queda de preços anunciada pela Petrobras somente este mês para o óleo diesel.
No resumo da informação, a Agência Brasil lembrou que desde o último dia 1º, o diesel cobrado nas refinarias fecha os primeiros 17 dias do mês com queda acumulada de preços de 1,3%. Com quatro reduções e sete altas desde o último dia 1º, a gasolina, com a queda anunciada para sexta-feira, fecharia o mesmo período com alta acumulada de 3,7% nas refinarias.
Em decisão anterior a de quinta-feira, no dia 7 de novembro, a Petrobras anunciou que a partir da zero hora do dia 8, o óleo diesel comercializado nas refinarias da Petrobras estaria 2,5% mais caro, enquanto a gasolina teria reajuste de 0,6%. Na noite anterior, a empresa já havia divulgado para dia 7 um aumento de 2,3% para a gasolina e de 1,9% para o diesel.
Na oportunidade, a Petrobras justificou o aumento como consequência “do aumento das cotações dos produtos e do barril do petróleo no mercado externo, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep)”. Também contribuiu para a alta dos derivados, “a depreciação do valor do real frente ao dólar”.
FONTE: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário