segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SJB e SFI recadastram em programas federais


As prefeituras de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra estão em busca de beneficiários de programas assistenciais do Governo Federal para atualizar as informações das famílias e idosos no Cadastro Único (CadÚnico). A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra realizará, a partir da próxima segunda-feira (27), uma ação em todas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) a fim de atualizar o cadastro das famílias que estão com pendências. Em SFI, os moradores contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ainda não estão inscritos no CadÚnico, precisam procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da área central do município até a próxima quarta-feira (29) para realização do procedimento.
O objetivo do governo sanjoanense é sanar as pendências encontradas pelo Governo Federal, após o cruzamento de dados disponibilizados pelas famílias para o cadastro. O trabalho acontecerá nas unidades de Sabonete, Barcelos, Grussai e Atafona. O recastramento prossegue até 21 de dezembro, variando de data de acordo com cada unidade. Em Sabonete, o atendimento, que vai do dia 27 ao dia 1º de dezembro, acontecerá na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu.
De acordo com a coordenadora do Bolsa Família e gestora do Cadastro Único em SFI, Joselma Cavalar, agentes de saúde estão percorrendo localidades no entorno do Centro da cidade para comunicar aos beneficiários do BPC da necessidade de comparecimento no Cras do Centro, que funciona entre 8h e 16h, na Rua João Paes Viana, nº 29, próximo à sede do Conselho Tutelar. Servidores estão à disposição no local para realizar atendimento dos usuários do BPC que são moradores das seguintes localidades: Flor de Maio, Lagoa dos Paus, Ponta da Ilha, Macuco, Espiador, Centro, Volta Redonda, Ponto de Cacimbas, Boa Vista Italiana, Pingo D’Água e Santo Antônio.
Cavalar explicou que após o dia 29 deste mês, ainda será possível fazer o agendamento em um dos três Cras do município, sendo que o prazo para a renovação vai até o próximo dia 15.
Em SJB, no dia do atendimento será necessário levar: declaração escolar (caso possua), documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento/ou casamento, carteira de trabalho, certidão de óbito (se houve falecimento de alguém na família), título de eleitor e comprovante residência (conta de luz, água ou cartão de crédito). Não é necessário cópia dos documentos.
Segundo a coordenadora do Cras Sede, em Atafona, Kellen Pacheco, é necessário que as famílias com pendências realizem o cadastramento para continuar recebendo o beneficio. “A atualização é apenas para as famílias que estão na listagem. Quem desejar pode procurar o Cras de seu território para agendamento prévio do atendimento, evitando assim filas e tendo maior comodidade”, destacou.

Nenhum comentário: