terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Prefeitura de SFI bate recorde em cirurgias ortopédicas


Acordo firmado com o segundo maior hospital do país em cirurgias ortopédicas contabiliza mais de 100 cirurgias em seis meses

Em aproximadamente seis meses de reestruturação, o Núcleo de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Francisco de Itabapoana (SFI) contabilizou mais de 100 cirurgias eletivas (que podem ser marcadas com boa antecedência). Tal resultado consolida a política de investimentos municipais para ampliar o acesso da população ao atendimento de saúde de qualidade e representa um desempenho bastante superior em relação ao ano de 2016.


A parceria entre o governo municipal e o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) no município de Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro, permitiu que procedimentos cirúrgicos de menor complexidade até os de maior complexidade fossem realizados. O hospital é o segundo do país em operações ortopédicas, segundo a Secretaria de Saúde do Estado e conta com uma estrutura composta por 68 leitos, sendo sete de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 61 de Unidades de Internação, quatro salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais, centro de imagens, ambientes climatizados e televisores em todos os quartos, e uma equipe de 80 médicos.

Morador do município de SFI, Lucas Gomes foi submetido a um procedimento cirúrgico para tratamento de uma fratura no fêmur. “De repente, me vi envolvido em um acidente de moto em Guaxindiba, em que me feri com um pouco de gravidade e algumas quebraduras. Em pouquíssimo tempo o resgate me socorreu e foi constatada uma quebradura no fêmur. Passei por muita agonia, muito medo, mas graças a Deus e ao Núcleo de

Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Hospital Manoel Carola fui para um hospital onde tive toda assistência. Minha cirurgia foi um sucesso”, falou emocionado Lucas Gomes.

Segundo o diretor clínico do Hospital Manoel Carola, o médico Eber Marins, alguns procedimentos cirúrgicos necessitam de mais tempo para serem realizados, pois o quadro clínico do paciente é avaliado. “Salvo por questões de urgência, como em caso de acidentes, as cirurgias para serem realizadas devem levar em consideração o estado de saúde do paciente e isso é feito através de exames que avaliam o risco cirúrgico, ou seja, se este paciente está apto fisicamente ao procedimento cirúrgico”, enfatizou, ressaltando que nestes casos se opta por primeiro tratar as anormalidades para posteriormente se realizar a cirurgia de forma segura para o paciente.


“Estamos muito satisfeitos com essa parceria que beneficia diretamente nossa população, ressaltamos que temos identificado um grande número de fraturas ligadas a acidentes com motocicletas, deste modo vamos buscar ajuda da Emtransfi (Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana) para um trabalho de conscientização junto aos motociclistas do município”, salientou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.

“A busca por parcerias tem se mostrado uma alternativa eficaz, pois todo o país enfrenta uma crise financeira e deste modo temos que nos unir para que nossa população tenha uma presteza no atendimento e um serviço de excelência, pois é isso que o povo de São Francisco merece; excelência em atendimento”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Ascom SFI

Nenhum comentário: