quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Meio Ambiente destaca importância do Disque-Denúncia Linha Verde para a natureza


O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI), Ilzomar Soares, destacou a importância do Disque-Denúncia Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177, que objetiva coibir a prática de crimes ambientais, ao estimular a denúncia de atos ilícitos contra a natureza. “A participação da população sempre será importante no processo de mudanças e adequações ambientais através do atendimento à legislação vigente”, ressaltou o secretário.

Recentemente, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), após denúncias no Linha Verde, fecharam duas carvoarias ilegais na zona rural de São Francisco de Itabapoana (SFI). Os policiais flagraram cinco fornos usados para a produção de carvão vegetal nas duas unidades, constatando que a fabricação ocorria sem a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

As duas carvoarias foram interditadas e os respectivos responsáveis levados pelos agentes da Upam para a 147ª Delegacia de Polícia Civil de SFI, onde a ocorrência foi registrada. “Através do anonimato estamos tendo sucesso nas operações no município. A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com Inea e a Upam, irão promover ações em SFI para garantia da sustentabilidade ambiental”, destacou Soares.

Tipos de denúncias – Por intermédio do Linha-Verde a população pode denunciar, de forma anônima, crimes de maus tratos contra animais; queimadas; poluição das águas, do solo e do ar; desmatamento; caça, guarda e comércio de animais silvestres; locais de confecção, soltura e comercialização de balões; locais de comercialização e fabricação de linha chilena e cerol; extração irregular de árvores; extração mineral; lixo acumulado; construção irregular; pesca irregular; captação clandestina de água; comércio ilegal de água e desvio de curso.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: