quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Motorista de caminhão morre após caçamba levantada atingir passarela da Avenida Brasil


Um caminhão com a caçamba levantada atingiu em cheio uma passarela provisória da Avenida Brasil, na altura de Cordovil, na Zona Norte do Rio, no início da tarde desta quarta-feira. A força da colisão derrubou a estrutura de metal, que caiu sobre o veículo. O motorista ficou preso dentro da cabine e, apesar dos esforços dos bombeiros para removê-lo com vida, morreu no local. A perícia da Polícia Civil já chegou ao local.

Por causa do acidente, a via foi totalmente interditada nos dois sentidos. O Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura, orienta os motoristas a seguir pela Linha Vermelha.

De início, circulou a informação de que a passarela poderia ter caído sobre o caminhão, mas o secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio, Índio da Costa, informou ao EXTRA que o acidente aconteceu porque a caçamba do veículo estava levemente levantada.

— Esse caminhão estava fazendo a obra aqui e é um caminhão terceirizado de uma empresa contratada pelo BRT da TransBrasil. O basculante dele prendeu na passarela e, quando prendeu, caiu a passarela exatamente onde ele estava — explicou o secretário.

Ainda de acordo com Índio da Costa, guindastes serão utilizados para a retirada da passarela da via. Ele ainda pediu desculpas aos moradores da cidade.

— Vamos passar maçarico dos dois lados e já estão vindo dois guindastes para levantar as estruturas e colocá-las no canteiro central das obra para liberar as pistas. Peço desculpas as pessoas todas da cidade. Mas, a verdade é que foi um acidente e que, infelizmente, não foi possível prever — lamentou.

O COR informou ainda que a cidade tinha 63 quilômetros de engarrafamento, às 15h33m. Nas últimas três semanas, a média de engarrafamento em toda a cidade, nesse mesmo horário, foi de 34 quilômetros.

Antônio Batista, de 66 anos, morador de Parada de Lucas, às margens da Avenida Brasil, viu o momento do acidente. Segundo ele, o caminhão trafegava pela via quando a caçamba abriu de repente.

— O caminhão veio direto, a caçamba abriu e bateu diretamente. A caçamba abriu de repente. Essa passarela aqui é de todo mundo. Sorte que não tinha ninguém passando ali. Levei um susto — contou.

Também morador da região, Jorge Luiz contou que foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local do acidente. Ele disse que quando chegou perto do caminhão, o motorista ainda estava vivo.

— Escutei um estrondo do quintal da minha casa e vim correndo. Quando cheguei, vi logo que o motorista estava preso na caçamba. Eu disse: se você estiver vivo balança a perna para mim. Ai ele balançou a perna e a gente soube que ainda estava vivo. Aí foi aquela correria dos moradores querendo abrir a porta, chamando os bombeiros que ficam aqui frente. A outra vítima ficou pendurada ali na passarela, mas só feriu o rosto. Não foi nada grave, foram ferimentos leves — disse.

Motorista de um ônibus que passava pelo local no momento do acidente, Ancelmo Antunes, de 53 anos, afirmou que se deu conta do acidente ao ver uma grande nuvem de poeira.

— O barulho e a poeira que vieram na hora chamaram a atenção. Pensei mesmo que alguma coisa tinha caído. Não consegui ver porque tinha uma carreta na minha frente. Os passageiros deixaram o ônibus e foram a pé — disse.


O EXTRA procurou o Consórcio BRT TransBrasil, mas ainda não obteve retorno. Ainda segundo o COR, o município do Rio entrou em Estágio de Atenção, às 14h20 devido a duas ocorrências simultâneas que prejudicam a mobilidade da cidade. Além do acidente, há interdições intermitentes na Linha Amarela, no trecho da Cidade de Deus, próximo à R. Edgard Werneck, devido a uma ocorrência policial. A opção entre Barra e Jacarepaguá é a Estrada dos Bandeirantes.

Passarela provisória foi construída após demolição em 2016

A passarela que caiu nesta quarta-feira era de estrutura metálica e provisória. Ela foi colocada no local após a demolição da passarela 19, em janeiro de 2016. A retirada da passagem foi feita para uma fase de obras da construção do BRT Transbrasil.

A passarela antiga era formada por uma estrutura única, que não permitia o desmonte segmentado e comprometia a geometria da obra BRT Transbrasil. Além disso, seu limite de altura para a passagem de veículos era inferior aos 5m50 nas pistas laterais, o que é menor do que os padrões adotados atualmente em rodovias.
Fonte: Extra/Show Francisco

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