Meu pai João G. Siqueira, me transmitiu fortemente o valor da história, de nossas origens. Ele, profundo conhecedor da história de Campos, São Francisco e São João da Barra, me ensinou a de SFI, desde a divisão das capitanias hereditárias até sua formação, e quais foram as condições para que, em 1995, tenha sido elevado a categoria de município. A valorização e o conhecimento da história de um local e de um povo é essencial para podermos entender para onde devemos ir e como devemos caminhar.
Esse ano passaremos por outro processo político, para escolhermos quem governará esse município tão subjugado. A administração pública praticada em SFI é assistencialista, demagógica, carregada de empreguismo e nepotismo. E visando apenas as eleições, o voto. Tanto que pertence ao penúltimo lugar em IDH. Essa forma de fazer política está morrendo, pelo menos tenho esperança que sim, mas foi extremamente danosa em SFI em muitos municípios do Brasil. Já ouvi da boca de alguns políticos locais as frases: "não compensa me candidatar em SFI", "o município não tem recurso para eu ser prefeito/vereador", "tenho que ver o meu lado". Ora, então é apenas uma questão pessoal? Política é feita apenas por uma questão mercadológica? Será que não passa pela cabeça dessas pessoas o mínimo de coletividade e amor a sua terra? Parece que não.
SFI tem tudo pra ser forte e competitivo. Vocações regionais agropecuárias de grande impacto, território vasto, povo honesto e trabalhador.
E para fechar com chave de ouro essas condições, uma ponte que logo será finalizada que interligará SJB e SFI (voltando a história) e interligará o porto do açu e o porto de Kennedy, com SFI no meio disso tudo, podendo vir a ter um distrito industrial de grande expressão para atender toda essa demanda que será formada.
Tenho esperança que isso mude. Tenho esperança que essa velha política não exista mais. Espero que os próximos anos SFI possa ocupar o lugar que sua história e sua vocação exigem. Tenho certeza que as providências já estão sendo tomadas para isso. Esperança e trabalho. SFI precisa.
Edmundo Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário