quarta-feira, 7 de março de 2018

1ª Reunião do ano de 2018 do Conselho Comunitário de Segurança Pública aconteceu em Santa Clara São Francisco de Itabapoana RJ.




Foi realizado na manhã desta terça feira 06/03, a primeira reunião do ano de 2018 do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana. O encontro aconteceu na sede da Amprasc (Associação de Moradores da Praia de Santa Clara).

O tema citado na reunião foi a segurança pública no verão e no carnaval, com destaque para o grande número de ocorrências policiais em São Francisco de Itabapoana.

O comandante do 8º BPM, tenente coronel Fabiano Souza, disse que, apesar dos índices de violência, a Polícia Militar marcou presença, sobretudo nas entradas do município. “Foram feitas operações no Portal da Cidade e próximo à Usina São João coibindo a entrada de armas e drogas no município”.

Já os casos de violência durante o período do Carnaval, o comandante comentou que a maioria dos casos, como roubos e homicídios, ocorreu durante os eventos particulares.

Diversos comerciantes estiveram presentes e alguns falaram em tom alto com respeito aos desfiles de bois e blocos que desfilaram na orla e que ficavam parados próximos aos estabelecimentos com som muito alto e incomodando as pessoas que estavam ali hospedados nos hotéis e pousadas.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves, representante da Prefeitura, disse que irá proibir o uso de carros de som dentro dos blocos carnavalescos. “No próximo carnaval vamos contratar um trio para puxar os blocos e exigir que as agremiações desfilem, e não fiquem parados por muito tempo em um local apenas”, disse.

Nesta reunião de grande importância nenhum vereador compareceu.

O presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo, lamentou a ausência dos vereadores, mas disse que irá enviar, por ofício, sugestões à Câmara Municipal para que, durante as sessões legislativas, os edis discutam a criação de leis que beneficiem a atuação das forças de segurança no município, como por exemplo, a criação de uma lei municipal para disciplinar a autorização de eventos particulares que afetem diretamente a área da Segurança Pública.

Também participaram da reunião o comandante da 3ª Companhia, Tenente Tavares, o comandante do Posto 15 do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, subtenente Jovane, o comandante da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) do Desengano, tenente Silveira, o Comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Vasconcelos, o anfitrião Jorge Lúcio Ferreira, presidente da Amprasc, além dos demais integrantes do Conselho de Segurança, moradores e comerciantes.

A próxima reunião mensal está prevista para acontecer na Associação de Moradores e Produtores Agrícolas do Carrapato, em Nova Belém, em data ainda a ser confirmada pela diretoria do Conselho.
Show Francisco

Nenhum comentário: