terça-feira, 27 de março de 2018

Doação de sangue é tema de audiência na Câmara de Vereadores nesta terça

Com estoque abaixo do ideal, o Hemocentro Regional precisa de todos os tipos de sangue


(Foto: Divulgação)

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam, nesta terça-feira (27), de uma audiência na Câmara Municipal, às 14h, que vai discutir alternativas para superar o problema do baixo volume de doações de sangue no Hemocentro Regional, no Hospital Ferreira Machado (HFM). Vão participar ainda, além de vereadores e diretores do Hemocentro, diretores de hospitais do município, representantes da PM, do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

— Consideramos uma iniciativa muito importante, porque é necessário um nível maior de conscientização de que o Hemocentro precisa continuar funcionando, daí a necessidade de aumentarem as doações. E o ato de doar, em si, é um gesto de altruísmo maravilhoso, que não tem preço. E vale lembrar que uma doação pode ajudar a salvar até três vidas — destaca a diretora do Hemocentro, Sandra Challub.

A audiência será presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador José Carlos, que também é presidente da Comissão de Doação de Sangue da Câmara. Com estoque abaixo do ideal, o Hemocentro Regional precisa de todos os tipos de sangue, principalmente os de fator Rh negativo, como O e A. São necessárias, em média, cerca de 70 doações diárias, para equilibrar os estoques, mas o número tem ficado bem abaixo.

Para doar, basta apresentar documento de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos têm que levar um responsável legal. O intervalo entre uma doação e outra deve ser de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), situado à Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju.

Nenhum comentário: