domingo, 4 de março de 2018

Mês de março será de temperaturas altas e chuvas isoladas



Mês de março já aponta para o final do verão, que termina no dia 20
O mês de março mal começou e as pessoas já estão sentindo o desconforto provocado pelo calor. Segundo o meteorologista Carlos Augusto Souto, a expectativa é de temperaturas um pouco mais altas do que os dois meses anteriores e com chuva dentro da média, com possibilidade de chuva isolada em algum momento do dia, até o final do verão, em 20 de março. De acordo com ele, isso acontece devido à umidade alta e temperaturas mais elevadas.

“O mês de março já aponta para o final do verão, que termina no dia 20. Deve chover uma quantidade que é normal para o período, dentro da média do que é esperado, que não chega ser alta, mas é bem maior do que no inverno, com certeza”, informou o meteorologista.

Souto ressaltou que as temperaturas médias e altas nesse verão foram abaixo do normal, não chegando nem aos 37° e 38°.

“Não fez tanto calor assim e foram poucos os dias que tiveram temperaturas na casa dos 37°, 38°. Já o mês de março começou um pouco mais quente, mas ainda assim muito longe do que deveria ser no verão”, disse Carlos Augusto.

INDISPOSIÇÃO NOS DIAS DE CALOR O QUE FAZER?


O calor intenso associado ao sol forte pode propiciar a desidratação e a insolação que se manifestam em sintomas como indisposição e mal-estar. Para ajudar a combater o calor e evitar esses problemas, aqui vão algumas dicas.

REFRESQUE A NUCA

Quando molhamos a nuca, a sensação de moleza diminui. A região da cabeça é um grande foco de dispersão do calor do corpo e quando a nuca é resfriada pela água, o processo de perda de calor é acelerado, já que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente. Experimente!

TIRE UM COCHILO DEPOIS DO ALMOÇO

Aquela vontade de tirar uma soneca depois do almoço não acontece por acaso, trata-se de uma reação do corpo para armazenar energia - e esse mecanismo pode acontecer em qualquer hora de um dia de calor intenso. Um breve cochilo faz bem e ajuda a aliviar a sensação de moleza e indisposição.

FAÇA UM ESCALDA-PÉS GELADO E MOLHE SUA ROUPA


Em vez de água quente, use gelada! Outra opção é molhar a roupa, que faz com que o corpo entenda a necessidade de perder calor com rapidez. Quanto mais o corpo quente entra em contato com elementos de temperaturas baixas, mais mecanismos compensatórios ele cria para perder temperatura. Essas medidas também evitam a perda excessiva de líquido pela pele, que normalmente acontece através da transpiração e suor.

AR-CONDICIONADO OU VENTILADOR?

O ar-condicionado diminui a temperatura e age favorecendo a perda de calor do corpo para o ambiente. Mas, o ventilador também pode ajudar a refrescar os dias quentes e é até mais saudável, pois o ar-condicionado pode irritar o nariz e provocar crises alérgicas. Sempre que possível, prefira lugares com sombra e boa circulação de ar natural.


Fonte Ururau

Nenhum comentário: