sábado, 10 de março de 2018

Transtornos após tempestade em SFI

JONATHA LILARGEM, ANA LAURA RIBEIRO E MÁRIO SÉRGIO JÚNIOR 

Em São Francisco rios transbordaram / Divulgação

A tempestade que caiu em praticamente toda região trouxe transtornos para o município de São Francisco de Itabapoana, nesta sexta-feira. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente Defesa Civil, as chuvas causaram muitos pontos de alagamentos, inclusive na zona rural. Na RJ 224, na altura da Usina Canabrava, o tráfego chegou a ficar no sistema pare e siga. Já na região de Imburi, moradores chegaram a fazer uma manifestação e fecharam o trecho da rodovia. Segundo a Defesa Civil do município, às 9h o nível do rio estava em 2,75, ultrapassando a cota considerada normal para o período, de 2,10. O rio Guaxindiba também transbordou, alagando várias propriedades.
O órgão informou que equipes estão atendendo as demandas das vítimas da chuva. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, o município segue em estado de alerta desde a madrugada desta sexta-feira por conta do rio Paraíba do Sul, mas a situação já foi controlada. Além dos alagamentos, aulas também foram suspensas ontem no turno da tarde e da noite.
A Defesa Civil chegou a emitir alerta e trabalha para evitar desastres no local. “Nós trabalhamos desde cedo para garantir a segurança da população. Temos compromisso com a sociedade e precisamos evitar que o pior aconteça. Estamos fazendo ações em diversas áreas e vários problemas já foram resolvidos”, comentou.
No lado do município que é banhado pelo Paraíba, segundo Ilzomar, não houve alagamento. Já no lado que é banhado pelo rio Itabapoana, o rio chegou a passar da cota de 2,10 metros - considerado normal. Dois pontos de alagamento foram registrados: na localidade de Imburi, onde 19 pessoas tiveram que sair de casa, mas já receberam assistência, e em Santa Clara, onde foi feito bombeamento da água em pontos alagados.



População protesta transtornos da chuva em Imburi


População protesta transtornos da chuva em Imburi

Na RJ 224, houve rompimento da retenção de uma fazenda, por volta das 8h, o que causou alagamento de parte da pista. Segundo a Defesa Civil, a situação já foi solucionada.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos se solidarizou com todos os atingidos e reafirmou seu comprometido em oferecer todo o suporte necessário aos mesmos. “O momento é de muita preocupação com os moradores de SFI. A quantidade de água que choveu ontem (quinta-feira), de 55 milímetros, estava prevista para o mês inteiro”, afirmou.
Em São João da Barra também choveu bastante. No entanto, de acordo com a Defesa Civil não houve registros de casos graves. Algumas casas e ruas foram alagadas, mas as providências foram tomadas.Em São João da Barra também choveu bastante. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, não houve registros de casos graves. Algumas casas e ruas foram alagadas, mas as providências já foram tomadas. O Corpo de Bombeiros atua também para atender as demandas dos cidadãos em casos relacionados à chuva.
Fmanhã/Show Francisco

Nenhum comentário: