O programa Estratégia Saúde da Família (ESF) ultrapassou a marca de 600 visitas domiciliares realizadas nos três primeiros meses deste ano, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Esse tipo de atendimento é direcionado a moradores acamados ou com dificuldade de locomoção.
Para receber essa assistência, um familiar pode comparecer em um dos nove polos do ESF — Barra do Itabapoana, Bom Lugar, Centro, Floresta, Gargaú, Guaxindiba, Imburi, Praça João Pessoa e Travessão de Barra — e apresentar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Agentes comunitários também percorrem as ruas das comunidades para realizar levantamento a respeito dessas necessidades da população.
“Esse suporte oferecido faz com que a pessoa não necessite se deslocar. Nós vamos até o domicílio com um médico clínico geral, um enfermeiro e um agente comunitário para prestar o atendimento”, afirmou a coordenadora do ESF, Débora Henriques. Ela contou que cada unidade realiza de 20 a 25 visitas por mês.
Segundo Débora, caso seja identificada a necessidade de encaminhamento para um especialista, os agentes realizam o agendamento da consulta e um veículo da Secretaria Municipal Saúde fica responsável pelo transporte. Especialidades como neurologia, cardiologia e ortopedia são as que mais recebem pacientes oriundos de visita.
Ascom SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário