sexta-feira, 6 de abril de 2018

Festejos em homenagem a Nossa Senhora da Penha até segunda-feira (09), em São João da Barra.

A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, iniciada no último domingo, 1 de abril, em Atafona, prossegue até segunda-feira, 9. A realização é da Irmandade da Padroeira juntamente com a Prefeitura de São João da Barra, dentro do Circuito Religioso, que movimenta o município desde a Semana Santa. Entre os inúmeros eventos religiosos, sociais e esportivos, destaque para procissões fluvial e terrestre, missa campal, shows de diferentes gêneros musicais, corrida rústica, de barco a vela e ciclismo.

A programação religiosa na sexta-feira, 6, tem início às 19h, com o 6º dia do Oitavário e missa, seguida do Auto de Maria, com o tema: “Maria, mãe do divino amor – um espetáculo de fé e amor”. Às 21h, se apresenta o cantor Odilei do Forró e, às 22h, e a dupla José Carlos e Rogério.

Sábado, 7, a Romaria Religiosa de Senhora da Penha sairá às 17h da matriz de São João Batista, em São João da Barra, com destino a Atafona; participação do grupo Louvor e Adoração. Prosseguindo as celebrações, às 21h, missa campal, celebrada pelo bispo diocesano de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Ferreria Paz, marcando a elevação da igreja de Nossa Senhora da Penha à condição de Santuário.

Durante o dia, no sábado, será a aberta a parte esportiva com corrida rústica, às 8h, no circuito da Avenida Carmelita de Moraes Nascife, na área central de Atafona, e competição de barco a vela. À noite, após as celebrações religiosas, acontecem os shows musicais. A primeira atração será a banda FX, às 21h. Na sequência banda Catukaí, às 23h, e Os Manos do Forró, uma da manhã.

A manhã de domingo, 8, será marcada por prova ciclística, às 9h, também no circuito da Avenida Carmelita de Moraes Nascife, e missa, às 11h, seguida de batizados. A esperada procissão fluvial terá início às 15h30, saindo Cais do Imperador, em São João da Barra, e chegando às 17h, quando acontece a cerimônia da coroação. Às 18h, será celebrada missa e, após o tradicional leilão, terá a acolhida da imagem de Nossa Senhora da Penha.

No dia da Padroeira –
segunda-feira, 9 – a comunidade será despertada, às 5h manhã, pela alvorada com os acordes da Banda União dos Operários. Às 9h, será celebrada pelo monsenhor Leandro de Moraes Diniz a solene missa campal. A tradicional procissão terrestre, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, terá início às 17h, com participação do grupo Dom Divino.

Às 20h30, tem a cerimônia de coroação da imagem de Nossa Senhora. Fechando a programação religiosa, solenidade de descida do quadro da Padroeira e queira de fogos. A programação musical do último dia de festa tem início às 20h, com o grupo católico Christifideles, prosseguindo com a banda Deloreon, às 22h.

Nenhum comentário: