sábado, 28 de abril de 2018

Jaguatirica é encontrada morta às margens da BR-101

Animal tinha sinais de atropelamento e seu corpo foi encaminhado para estudo


Jaguatirica foi atropelada em Ibitioca (Foto: Divulgação)

Uma jaguatirica foi encontrada morta, na última quinta-feira (26), com sinais de atropelamento, na BE-101, em Campos, na altura do distrito de Ibitioca. Segundo a concessionária que administra a pista, a Arteris Fluminense, o animal estava às margens do km 86,2, pista sentido Niterói da BR-101 RJ/Norte.

Ainda segundo a concessionária, não existem em seus registros ocorrências anteriores com jaguatiricas nesta região. O animal foi encaminhado para a coleção científica do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ) para estudos.

Os usuários que avistarem animais trafegando às margens da rodovia podem ligar para o telefone gratuito 0800 282 0101.

O diretor do Parque Estadual do Desengano (que abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos), Carlos Dario informou que a jaguatirica é um felino característico da unidade. Para ele, a causa da morte do animal encontrado às margens da BR-101 deve ser atropelamento. “Geralmente caçadores não deixam o corpo do animal exposto desta forma”, comentou.

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis. É um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Em relação à altura, elas possuem cerca de 50 cm. Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. O felino se alimenta da carne de outros animais menores, por exemplo: peixes, répteis, roedores, aves, dentre outros. Possuem dentes bem afiados que facilitam a digerir seus alimentos.

Nenhum comentário: