sexta-feira, 27 de abril de 2018

Mortandade de peixes polui praias de São João da Barra RJ

Problema se estende da Lagoa de Iquipari até Chapéu de Sol


Praias amanheceram com milhares de peixes mortos (Foto: Divulgação)

A faixa de praia que vai da Lagoa de Iquipari a Chapéu de Sol, em São João da Barra, amanheceu, nesta quinta-feira (2), com milhares de peixes mortos. O motivo seria uma abertura clandestina entre a lagoa e o mar, que teria sido feita por pescadores há cerca de dois dias.

De acordo com Delcimar Rodrigues Rangel, mais conhecido como Mazinho, morador de Grussaí, esta não é a primeira vez que a lagoa é aberta de forma irregular, sem conhecimento das autoridades ambientais.

“Uma passagem foi aberta na faixa de terra que separa a lagoa do mar e, além de salinizar a Lagoa de Iquipari, que é de água doce, essa ligação clandestina fez com que o mar carregasse os peixes da lagoa. Esse crime ambiental é recorrente e nenhuma providência foi tomada”, afirmou Mazinho.

Ainda segundo o morador de Grussaí, a denúncia foi encaminhada à secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra, que não teria dado qualquer posicionamento sobre o assunto. “Diante do descaso, formalizarei uma denúncia no Ministério Público Federal”, adiantou.

A Lagoa de Iquipari está a cerca de 3km de distância de Grussaí. Ela ocupa uma área de aproximadamente 1,4 km² e tem 10 km de extensão.

No dia 18 de março de 2017, a mesma lagoa amanheceu com milhares de peixes mortos.

A Prefeitura de São João da Barra informou, em nota, que “ao tomar conhecimento da abertura da lagoa, na noite de terça-feira (24), a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos imediatamente comunicou ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que é o órgão responsável pelas lagoas, e ao Batalhão Florestal. Equipes da Secretaria de Ordem Pública e de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente se dirigiram ao local, acompanhadas da Polícia Militar, que também foi acionada. Porém, a abertura já havia sido efetuada. Estudou-se a possibilidade de colocar equipamento para fechar a barra, mas, pelas condições físicas estarem inseguras, poderia ter risco de tombamento. A orientação do Inea é para que seja aguardado o fechamento natural. A empresa contratada para a realização dos serviços públicos está realizando a limpeza da lagoa”.
Terceira Via

Nenhum comentário: