quinta-feira, 24 de maio de 2018

Palestra encerra Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) encerrou as atividades da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dentro da Campanha Nacional “Faça Bonito”. Nesta quarta-feira (23), diretores, professores e coordenadores da rede municipal de ensino, enfermeiros e agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma palestra no Salão Ana Festas, no Centro.


As ações aconteceram através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), sendo que a palestra ocorreu em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura e de Saúde.

“Os profissionais receberam a capacitação a fim de obterem conhecimentos para melhorar o atendimento em casos de violência ou abuso sexual registrados no município. A maioria dos casos acontece dentro da residência das vítimas, sendo que 30% dos agressores são da própria família, 60% de pessoas próximas (vizinhos, amigos, etc.) e apenas 10% de estranhos”, explicou a palestrante Nágila Coutinho, que é gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, além de possuir especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFES, é mestranda em Políticas Sociais pela Uenf.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que em junho do ano passado sancionou a Lei Municipal 577/2017 que instituiu a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destacou a importância da capacitação dos profissionais da prefeitura.

“Estamos fazendo a nossa parte para o enfrentamento de um problema que atinge crianças e adolescentes não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A partir desta lei a data passou a integrar o calendário oficial de eventos de SFI, levando mais conscientização às pessoas”, destacou Francimara.

As atividades em SFI tiveram início no último dia 14, com rodas de conversa com crianças e adolescentes nos quatro polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), até o dia 17. Já na sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorreu um evento na Praça São Francisco de Paula, no Centro, com panfletagem.

Canais de denúncia: Para denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100, ou comparecer à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, Conselho Tutelar ou Ministério Público.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco





Nenhum comentário: