terça-feira, 15 de maio de 2018

Prefeita se reúne com vereadores, secretários e representantes do Pescarte


  A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, recebeu na manhã desta segunda-feira (14) em seu gabinete representantes do Projeto Pescarte, composto por pescadores artesanais e seus familiares. O encontro contou com a presença dos vereadores Alexandre Barrão e Raliston Souza, além dos secretários municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, e Agricultura e Pesca, Matheus Henriques.

O tema central da reunião foi o desmembramento da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, dividindo-a em duas pastas. Os vereadores, que compõem a comissão legislativa responsável pelo tema, ressaltaram a necessidade de destacar maior atenção à classe pesqueira no município, formada atualmente por cerca de 1700 trabalhadores.
“Essa luta é antiga. Como a prefeita Francimara é aberta ao diálogo estamos aqui para debater esse anseio dos pescadores. A nossa agricultura é imensa, principalmente, na questão territorial. Com uma secretaria dedicada unicamente à Pesca, o setor receberia maior atenção”, argumentou Raliston.

Já Francimara, enfatizou que o desmembramento faz parte de seu plano de governo, mas ainda não foi efetuado devido a gastos. “A estrutura de uma secretaria exige certa demanda financeira. Entretanto, me comprometo a iniciar estudos para poder viabilizar isso o quanto antes. Fui eleita para atender e ouvir vocês”, afimou.

Segundo o parlamentar Barrão, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (15) será proposta audiência pública para tratar do tema.
Uma das encarregadas pelo Pescarte em SFI, a bióloga Kissila Rangel, contou que desde a audiência pública sobre o desassoreamento do Rio Itabapoana foi montado um grupo de trabalho com vereadores e secretários. “Apresentamos e debatemos metas e propostas para beneficiar o pescador”, revelou. Ela entregou um documento à prefeita contendo informações sobre a pesca são franciscana.

Suporte — No momento, a prefeitura disponibiliza um trator para atender pedidos das colônias de pescadores, além de efetuar a inscrição estadual gratuitamente, conforme informou, o secretário Henriques.







Ascom SFI

Nenhum comentário: