terça-feira, 5 de junho de 2018

Novos ataques a ônibus e locais públicos são registrados em Minas Gerais

Entre a noite de segunda-feira (4) e esta terça (5), ocorreram atentados no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas. Ao menos 28 pessoas foram detidas neste período.

Caminhonete foi incendiada durante a noite desta segunda-feira (4) em Passos (MG) (Foto: Helder Almeida)

Novos ataques a ônibus e locais públicos foram registrados entre a noite desta segunda-feira (4) e esta terça (5) no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas Gerais. O estado vem registrando ataques e as polícias Militar e Civil investigam se a ordem partiu de integrantes de facções criminosas dentro de presídios.

Já são quase 50 veículos incendiados e vandalizados no estado desde domingo (3) em mais de 20 cidades no estado.

De acordo com o balanço oficial da Polícia Militar (PM), 40 pessoas já foram presas por suspeita de participação nos ataques até a manhã desta terça-feira (5).

Mas, segundo dados em algumas cidades mineiras, este número pode ser maior. Em uma entrevista coletiva, a Polícia Militar disse que 30 pessoas foram presas entre domingo (3) e a manhã de segunda-feira (4). Depois, um levantamento do G1 registrou mais 28 presos entre a noite desta segunda-feira (4) e a manhã desta terça-feira (5).

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disse em um vídeo divulgado em rede social que a investigação sobre a autoria dos ataques a ônibus e locais públicos está avançada.

"Estamos tomando todas as medidas necessárias para conseguir um clima de tranquilidade no estado e temos em curso investigação avançada já sobre autoria desses atentados. Mas, obviamente, é sigilosa. Tem que ser preservado sigilo pra obter resultado. Esse tipo de crime se combate com ações de inteligência é o que nós estamos fazendo agora”, disse Pimentel.

Em nota, o governo de Minas Gerais informou que "está empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o último domingo, em diferentes cidades mineiras".

Ônibus foi incendiado no Bairro Morada Nova em Uberlândia

Onze ônibus foram atacados em Uberlândia, Uberaba, Tupaciguara, no Triângulo, e Araxá, no Alto Paranaíba, entre a noite de segunda (4) e madrugada desta terça-feira (5). Em Tupaciguara, os atos criminosos ocorreram na rodoviária. Em Uberaba, houve danos na fachada de um supermercado e em uma janela do prédio do Ministério Público. Nesse período, 12 pessoas foram detidas em três dessas cidades, segundo a Polícia Militar (PM). Não houve registro de feridos.

Na noite de segunda-feira (4), cinco ônibus do transporte coletivo foram incendiados em Passos, Machado, Alfenas e Itajubá, no Sul de Minas. Na última cidade, foram dois veículos danificados. Além dos ônibus, criminosos atearam fogo em uma viatura do Sistema Prisional de Varginha, em uma caminhonete em Passos e em um carro de agente penitenciário em Três Pontas. Segundo a Polícia Militar e Civil, 17 pessoas foram detidas na noite de segunda-feira.

Polícia investiga se ataques a ônibus em Minas Gerais partiram de facção criminosa

Lista de ataques em Minas Gerais desde o domingo (3):

Belo Horizonte e Região

Belo Horizonte - 2 ônibus atacados
Santa Luzia - bairro Cristina A - 1 ônibus atacado

Centro-Oeste

Lagoa da Prata - 2 ônibus atacados
Luz - 4 veículos incendiados no pátio da Prefeitura de Luz na madrugada desta terça (5)

Alto Paranaíba

Araxá - 1 ônibus e quatro carros atacados até segunda-feira (4); 1 ônibus e um carro de agente penitenciário queimados nesta terça (5)
Patos de Minas - 1 ônibus atacado

Triângulo Mineiro

Campo Florido - ataque à recepção da Câmara Municipal
Uberaba - 4 ônibus atacados, 1 carcaça de caminhão incendiada, ataques a 2 agências bancárias e uma lotérica, além de fogo em quatro vias; além de dois ataques a ônibus durante a noite desta segunda-feira (4) e um na manhã desta terça-feira (5)
Uberlândia - 4 ônibus atacados; ataque a uma agência do Banco do Brasil e a uma agência dos Correios até esta segunda-feira (4); quatro ônibus atacados entre a noite de segunda (4) até a madrugada de terça (5)
Tupaciguara – três ônibus de viagem incendiados dentro da rodoviária durante a madrugada desta terça-feira (5)

Sul de Minas

Alfenas - 2 ônibus atacados; um ônibus vandalizado e queimado na noite desta segunda-feira (4)
Brazópolis - criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia;
Cruzília - tiros disparados contra delegacia
Guaxupé - 6 ônibus atacados
Itajubá - 1 ônibus atacado; dois ônibus queimados na noite desta segunda-feira (4)
Machado – 1 ônibus atacado na noite desta segunda-feira (4)
Monte Santo de Minas - 2 ônibus escolares atacados
Ouro Fino - veículos incendiados em um pátio credenciado do Detran
Passos - 2 ônibus atacados; caminhonete que presta serviços para a Cemig incendiada na noite desta segunda-feira (4), além de um ônibus; um motorista de caminhão de lixo foi agredido na noite desta segunda-feira (4)
Poços de Caldas - 2 ônibus atacados; incêndio em galpão de reciclagem
Pouso Alegre - 3 ônibus atacados
São Lourenço - casa de agente penitenciário atacado
Três Corações - 1 ônibus atacado
Três Pontas - um carro de agente penitenciário queimados
Varginha - 1 ônibus atacado; ataque a uma viatura do Sistema Prisional na noite desta segunda-feira (4).
G1/Show Francisco

Nenhum comentário: