“Não medirei esforços para garantir os direitos dos consumidores são franciscanos”, afirmou a coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Francisco de Itabapoana (SFI), Gilda Quintanilha, após reunião com representantes da concessionária de energia elétrica Enel (antiga Ampla). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), na sala de reuniões da prefeitura.
Em pauta estava a reclamação de aproximadamente 100 consumidores acerca da emissão de conta trimestral.
“A resolução 414/2010 não foi seguida à risca, pois era preciso ter dado publicidade a essa mudança. Só em um dia recebemos 25 reclamações sobre o assunto”, informou Gilda.
Ao final da reunião ficou acertado que todos os casos que chegaram ao Procon-SFI serão analisados pela equipe da Enel para verificar a possibilidade de refaturamento. Os representantes também se comprometeram a distribuírem junto com as contas, um folder explicativo sobre a autoleitura rural. “A partir de hoje começará a distribuição para os cerca de oito mil clientes deste grupo”, contou a especialista de faturamento Josilane Verdan.
A coordenadora do Procon-SFI destacou ainda que o encaminhamento de casos para a área jurídica não está descartado, uma vez que, se algum caso não for resolvido pela Enel, tal decisão será tomada.
O coordenador da Ouvidoria, André Luís Rodrigues, esclareceu que a loja da Enel, localizada na área central do município, conta com funcionários capacitados para realizar a orientação sobre o tema. Também existem outros canais de atendimento: facebook.com/EnelClientesBrasil, twitter.com/EnelClientesBr e 0800 280 0120.
Na semana passada, a Câmara Municipal recebeu uma audiência pública com esta temática, em que foi acertada a reunião de hoje.
Ascom SFI
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