terça-feira, 3 de julho de 2018

Em Santo Amaro, moradores instalam bancos na praça com próprio dinheiro

Os assentos foram custeados com recursos da comunidade que realizaram campanhas de arrecadação


Um dos 12 bancos adquiridos pelos moradores do distrito (Foto: Reprodução)

No fim de semana, a Praça de Santo Amaro, distrito da Baixada Campista, recebeu 12 bancos de cimento que foram custeados com recursos dos próprios moradores. Eles se organizaram e realizaram campanhas para arrecadar dinheiro e comprar os assentos feitos de cimento. Os bancos foram instalados ao redor da famosa praça que recebe milhares de visitantes na festa do padroeiro, em janeiro. Além da novidade, os próprios moradores fizeram mais um mutirão de limpeza no local, recolhendo lixo e podando árvores.

Desde janeiro, os moradores de Santo Amaro decidiram arregaçar as mangas e cuidarem da praça do distrito, um dos poucos espaços para o lazer local. O espaço foi adotado e tem dado certo, pois a limpeza e a manutenção têm funcionado. A iniciativa se deu após os moradores reivindicarem ações de limpeza da Prefeitura que, segundo eles, não aconteceu na ocasião. A moradora Thais Costa, destacou a importância dos moradores adotarem a praça: “É um bem comum da comunidade. Cresci com a praça linda e impecável, mas ultimamente tem ficado muito suja e as árvores horríveis”, queixou-se.


Moradoras de Santo Amaro participam de mutirões voluntários (Foto: Reprodução)

Em abril passado, um grande mutirão de limpeza foi promovido pelos moradores. Na época, a superintendência de Limpeza Pública da Prefeitura de Campos justificou que há um cronograma de atendimento pré-estipulado para realização de serviços de limpeza. A coleta de lixo domiciliar acontece em Santo Amaro às segundas, quartas e sextas-feiras.

No domingo (1), os moradores estrearam os novos bancos de cimento e realizaram outro mutirão de limpeza na Praça de Santo Amaro, além de poda artística das árvores e cortes da grama dos canteiros e jardins. Os moradores mantêm lixeiras feitas com pneus velhos e instaladas por eles próprios. O grupo voluntário se diz satisfeito com a primeira remessa dos 12 bancos já instalados no espaço.

Nenhum comentário: