quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Baleia jubarte encontrada morta em Gargaú


Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta, em Gargaú, litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI), na tarde desta quarta-feira (1). O animal encalhou próximo à barra nova, uma península que protege a área interna do braço do Rio Paraíba do Sul.


Pescadores informaram à secretaria que avistaram a espécie, já morta, no final da manhã de quarta, a aproximadamente oito milhas da praia, em direção ao litoral são franciscano. Na manhã desta quinta-feira (2), agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil foram ao local e constataram que o mamífero estava em avançado estado de decomposição, preso a galhadas e parte do corpo submersa na arrebentação.

“Analistas e biólogos do Laboratório de Ciências Ambientas da Uenf realizarão a coleta de tecidos, parasitos e conteúdo estomacal para estudos acadêmicos. A Secretaria de Meio Ambiente recolherá amostras de material para envio ao Laboratório de Biologia Marinha da Famath, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, explicou o secretário da pasta ambiental Ilzomar Soares, acrescentado que após a coleta de todo o material e a melhora do tempo o animal será enterrado. (Vídeo da Baleia no local)

Mortes de baleias da espécie jubarte, que possui rota migratória no litoral da região, têm sido mais frequentes nos últimos anos. As causas, segundo estudos, podem ser de origem natural por doenças, perda de senso de deslocamento e até mesmo abalroamento por navios de cargas e outras embarcações de maior porte que servem de apoio a plataformas de petróleo.
Ascom SFI

Nenhum comentário: