quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Secretaria de Saúde investiga morte de bebê com suspeita de meningite

Exame do líquor estava sugestivo para a doença, mas ainda não há confirmação

Ururau/ArquivoA criança estava internada no Hospital Ferreira Machado e faleceu na última segunda-feiraA Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos investiga a morte de uma menina, de apenas 9 meses, com suspeita de meningite. A criança estava internada no Hospital Ferreira Machado (HFM) e faleceu na última segunda-feira (08/10). O órgão informa que o exame do líquor estava sugestivo para a doença, no entanto, ainda não há total confirmação do caso.

A criança internou com suspeita inicial de síndrome da respiratória grave tendo feito 48 horas da medicação tempo igual ao de internação. A amostra para investigar o possível agente causador da meningite já foi encaminhado para o laboratório de referência no Rio de Janeiro.

De acordo com o órgão, a Vigilância em Saúde investigou o caso, conforme os registros da creche – em São Sebastião, na Baixada Campista – o cartão vacinal da criança; seguiu todo protocolo de medicamento, estabelecido pelo Ministério da Saúde para os comunicantes diretos e tomou as providências, incluindo as orientações de limpeza da creche, que já foram executadas.

Na última quarta-feira (10/10), a equipe esteve na unidade para avaliar a situação vacinal das crianças da creche porque a paciente estaria com o cartão de vacina em atraso, conforme cópia do cartão no ato da matrícula, feita no final de agosto. Crianças e professores em contato direto com a aluna foram medicados. As crianças que não têm contato constante não recebem quimioprofilaxia conforme as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Em relação à vacina, foram imunizadas as crianças com a caderneta de vacinação em atraso que ali estão matriculadas e que os responsáveis aderiram ao chamamento da Vigilância. Não houve necessidade de vacinar quem estava com a vacinação em dia.
Ururau/Show Francisco

Nenhum comentário: