Após receberem informações de que uma fêmea de gambá havia sido atropelada na Rua David Salomão Acruche, os servidores do órgão se deslocaram até o local. Junto do bicho, seis filhotes que não se feriram.
“Os animais ficarão na base operacional da Sema, na localidade de Fazendinha, sob os cuidados de nossos funcionários, até que eles sejam capazes de se alimentar de comidas sólidas. Se soltássemos eles agora, certamente não conseguiram sobreviver”, contou a analista ambiental, Juliana Souza. Ela explicou que casos deste tipo mostram que houve uma alteração no habitat dos animais, o que obrigou-os a buscar alimento na área urbana.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, ainda existe uma cultura de desvalorização dos animais na natureza. “Temos investido em campanhas para incentivar o cuidado com animais silvestres nas rodovias para tentar alterar este cenário”, informou. Segundo ele, o gambá é um dos responsáveis pelo melhor espalhamento de sementes e possíveis germinações.
Ainda de acordo com Soares, assim que tiverem capacidade de sobrevivência, os filhotes serão liberados na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).
Veja o vídeo clicando aqui!
Ascom SFI-RJ/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário