quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Depósito de combustíveis clandestino em Amontado São Francisco de Itabapoana RJ


Denúncia leva polícia militar ao local de combustíveis clandestinos na localidade de Amontado em São Francisco de Itabapoana e ao chegar ao local verificou um estoque de combustíveis clandestino, mais ou menos uns 50 litros para a venda ilegal, fato ocorreu nesta quarta-feira, 14/11.

O acusado J.B.G.O, 60 anos, foi conduzido a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, e, após autuado foi liberado. A Polícia Militar apreendeu o combustível.

Estocar combustível em casa é proibido por lei

De acordo com as leis federais 8.176/91 e 9.605/98, estocar, transportar e comercializar combustíveis sem licença pode gerar reclusão e até detenção.

Não só estocar, como transportar e comercializar o líquido. Apenas estabelecimentos licenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) têm esses direitos. As determinações estão descritas nas leis federais 8.176/91 e 9.605/98 e também na portaria 116 de ANP. Até mesmo as pessoas jurídicas licenciadas só podem vender o combustível por meio de tanques com equipamento medidor.

Por que crime ambiental? O direito ambiental atua com medidas preventivas. Visto que a prática pode colocar pessoas em risco, é condenada. O combustível estocado gera um gás altamente inflamável que apresenta grandes chances de explosão e, consequentemente, de incêndio. Atenção! Vedar a tampa com sacolas ou outro material não impede que o gás saia do recipiente.

Nenhum comentário: