quinta-feira, 28 de março de 2019

SFI promove 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

por Bianca Rodrigues




  Com cerca de 150 participantes, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da prefeitura, promoveu na tarde desta quarta-feira (27) a quarta edição Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A prefeita Francimara Barbosa Lemos esteve presente e destacou a importância de debater o tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”.

“Todos sabem o carinho e o respeito que eu tenho para com os idosos do nosso município. Vocês têm direitos, sim. Nós temos que lutar por vocês, sim”, pontuou Francimara.

Ela destacou que a sede do Centro de Convivência da Terceira Idade Nágme Jorge Abílio será construída, cumprindo promessa de campanha, e valorizando ainda mais os assistidos pelo órgão. O valor da obra é de cerca de R$ 500 mil.

Paralelamente, o assessor de programas e projetos da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Maycon Morais, afirmou que SFI registrou significativo avanço nas ações desenvolvidas para os idosos, contando atualmente com “uma rede de atendimento ampla”. Segundo ele, o número de assistidos no Centro de Convivência passou de 240 para cerca de 600.

Programação — A conferência contou com seis momentos. Inicialmente foi realizada a abertura oficial e a palestra conduzida pela geriatra Débora Casarsa. Posteriormente, os presentes foram divididos em grupos de trabalho, a partir de quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

O evento terminou com a votação das propostas, eleição dos delegados para a 5ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa e Coffee Break.

Ascom SFI

Nenhum comentário: