sábado, 27 de abril de 2019

Jovens quilombolas representam Campos e região em encontro estadual


Cultura. Rj

O encontro vai reunir cerca de 100 participantes,A Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), está promovendo neste final de semana (26 a 28/04), o II Encontro da Juventude Quilombola do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conscientizar os jovens de diversas comunidades quilombolas do Estado sobre sua ancestralidade. O encontro vai reunir cerca de 100 participantes, que vão desde comunidades remanescentes do Centro do Rio de Janeiro, até as regiões Norte, Noroeste e Lagos. O Quilombo do Grotão vai sediar o encontro que acontece no Ciep 448 – Ruy Frazão Soares, no Engenho do Mato, em Niterói.

A Região Norte do Estado será representada São Francisco do Itabapoana, com as comunidades de Barrinha e Deserto Feliz; Quissamã, com Mutum, Boa Vista e Machadinha e Campos, com jovens quilombolas da região do ABC, formada por Aleluia, Batatal e Cambucá, além de Conceição de Imbé, Lagoa Feia, Sossego e Custodópolis.

O propósito, para a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas (Conaq) na região, Lucimara Muniz, é discutir sobre as políticas públicas quilombolas, traçar diretrizes, e contabilizar conquistas e perdas, diante do novo olhar do país. “Quilombo é uma construção histórica, de raízes e pertencimento e este encontro vai retratar isto. O não perder da sua ancestralidade, ideais, cultura e pertencimento de um povo que fez parte e é parte deste país. Ninguém solta a mão de ninguém”, pontuou a representante.

Ivone Bernardo, presidenta da Acquilerj, também destaca a importância a da realização do encontro.

“É importante que os nossos jovens não percam a solidariedade e o respeito, pelos ensinamentos que receberam dos nossos antepassados. Para gerar a vontade de superar essa desigualdade em que o nosso Brasil se encontra, nas nossas comunidades e municípios. Nossos jovens precisam continuar tendo alegria e fé, com a força de quem sabe de onde veio”, disse a presidenta.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário: