quinta-feira, 2 de maio de 2019

Campanha contra febre aftosa começa nesta sexta em Campos

Supcom

A primeira etapa da campanha nacional começa no dia 1º e segue até 31 de maio

Começa nesta sexta-feira (03/05) a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no município. Serão disponibilizadas, gratuitamente, vacinas para pequenos produtores, aqueles com até 70 cabeças de gado. A abertura da campanha será às 9h no Assentamento Zumbi I, na Usina São João. Ao todo, devem ser vacinados de 23 a 25 mil animais durante a campanha. A primeira etapa da campanha nacional começa no dia 1º e segue até 31 de maio.

O secretário de Agricultura, Nildo Cardoso, informa que, além da aftosa, os animais serão imunizados contra clostridiose (manqueira) e raiva animal. “É muito importante que todos os produtores vacinem seus rebanhos para que os animais fiquem livres da doença e aptos à comercialização. A secretaria de Agricultura está disponibilizando, gratuitamente, a vacinação para os pequenos produtores, ou seja, aqueles com até 70 cabeças”, informa.

“ Dividimos o município em quatro Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e a equipe de vacinadores estará atuando paralelamente. Na ADR I, por exemplo, que compreende a região norte, e onde está o maior rebanho, a ação está centralizada em Santa Maria com cadastro e lançamento sendo feito dentro da associação [Aprusmac] com funcionária da secretaria de Agricultura” explica Nildo Cardoso. acrescentando que o município possui parceria com a Emater e a Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac), que também inclui a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).

Entre as outras regiões estão a ADR II, que abrange toda a área urbana da cidade até Travessão; a ADR III, que cobre as partes Sul e Serrana, de Dores de Macabu até as localidades da região do Imbé, e a ADR IV, que se estende por toda a Baixada Campista. Serão seis equipes trabalhando simultaneamente em todo o município.

Segundo o secretário, a Emater está disponibilizando veículos com motorista para a campanha e o município custeando o combustível, que está garantindo o transporte dos vacinadores para todas as regiões do município.

Os médios e grandes criadores são responsáveis pela compra da própria vacina e recebem acompanhamento da Defesa Agropecuária. Ao todo, o rebanho bovino e bubalino (búfalos) de Campos, considerando os animais registrados, soma cerca de 270 mil cabeças. Há 21 anos o estado do Rio de Janeiro é considerado “área livre de febre aftosa com vacinação”.

Fonte: Supcom

Nenhum comentário: