sexta-feira, 3 de maio de 2019

Polícia registra queda na criminalidade no Sul do ES, mas sensação de insegurança ainda é grande


Foto Wanderson Amorim/Por Rafaela Thompson

Apesar de ainda ser grande a sensação de insegurança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Vargem Alta registraram queda nos índices de criminalidade no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período em 2018. A maior redução aconteceu nos crimes de homicídios, com queda de 45%.

Em Cachoeiro, muitas pessoas têm medo de andar nas ruas. É o caso da operadora de videomonitoramento Raquel de Mendonça. “É impossível andar nas ruas de Cachoeiro e não sentir medo ou preocupação. Passar a noite na ponte da Ilha da Luz é perigoso. Além das garotas de programa, usuários de drogas e traficantes ficam por ali. É muita insegurança! Está cada dia pior e não vemos autoridades honrando nossos impostos”, relata.

Quem também reclama da insegurança é a operadora de caixa Daniele Medeiros. “Cachoeiro nunca foi 100% segura, mas nos últimos anos a insegurança está alarmante. Somos reféns dentro da nossa própria casa. Lamentável ver que nossos governantes não tomam medidas. Isso é lamentável e vergonhoso”.

Criminalidade em números
A Polícia Militar diz estar fazendo sua parte e divulgou dados da criminalidade. Foram catalogadas, nos primeiros meses de 2019, seis mortes violentas na área abrangida pelo 9º Batalhão da PM. Já no ano passado, nos três municípios, o número de homicídios chegou a 11.

Os assaltos e roubos em via pública também caíram. No ano passado, nos primeiro trimestre, foram 273. Já no mesmo período deste ano, 219, o que representa queda 20%, ou seja, 54 crimes a menos.

Roubos e assaltos em estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 22 crimes. Em 2018, a PM registrou 60 ocorrências. Já no mesmo período deste ano foram 38.

Outro índice positivo foi a recuperação de veículos roubados, que passou de 57, no ano passado, para 71 em 2019.

Somente em janeiro, fevereiro e março a polícia apreendeu 30 armas de fogo na região de abrangência do 9° Batalhão. Foram 11.198 ocorrências atendidas e 485 pessoas detidas.

Para o tenente coronel Ríodo Lopes Rubim, comandante do 9° BPM, os dados positivos são uma demonstração do empenho da corporação em dar respostas rápidas à população.

“Não é só colocar policiais nas ruas. É usar estratégias para dar uma resposta rápida à sociedade. A corporação está empenhada em combater a criminalidade, mas buscando sempre uma aproximação com a população. Um dos exemplos da dedicação e esforço da PM é a redução dos homicídios comparado ao mesmo período do ano passado. Vamos continuar intensificando nosso trabalho, com operações, abordagens e outras ações estratégicas para garantir aos cidadãos Sul capixabas a segurança necessária para viver tranquilamente”, disse o comandante.

Homicídios no ES
Pelo segundo mês consecutivo, o Espírito Santo registrou redução de homicídios dolosos em todo o Estado e bateu recorde da série histórica. Ao todo, foram 77 mortes em abril de 2019, 17 a menos que o mesmo período de 2018, quando 94 pessoas foram assassinadas. Esse é o melhor número desde 1996.

O último mês de março também já havia fechado com a maior queda dos últimos 23 anos, quando 88 homicídios dolosos foram registrados. Foi a primeira vez na série histórica que menos de 90 mortes aconteceram.

A região Sul e Caparaó registraram 24 mortes em 2019, em 2018 foram 33, segundo a Sesp.
Fonte:Aqui

Nenhum comentário: