sábado, 1 de junho de 2019

Dia Mundial sem Tabaco com palestra em SFI


O Programa de Cessação de Tabagismo (PCT) do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma palestra em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta sexta-feira (31). O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, que lançou oficialmente o PCT.

Após a execução do Hino Nacional, a coordenadora do Nuprapac e oncologista Elizabeth Uhl destacou os altos índices de morte ocasionadas no Brasil por enfermidades relacionadas ao tabagismo: 170 mil anualmente. Ela acredita que, “trabalhar sempre com prevenção” é um dos principais investimentos para reduzir os números.



Paralelamente, o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, listou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca): 90% dos casos de câncer de pulmão são derivados do tabagismo. “Por mais que seja difícil, há chance de se livrar”, afirmou.

No seu pronunciamento, a prefeita Francimara salientou que o PCT é “de suma importância, uma vez que é mais um passo no avanço da prevenção de uma doença que vai matando as pessoas aos poucos”.

Para encerrar, ela avaliou a situação da Saúde do município: “avançamos



muitos”. Momentos antes, o secretário da pasta havia ressaltado alguns números: 75% do território é coberto por polos do Estratégia Saúde da Família (ESF), 20 Unidades Básicas de Saúde em funcionamento e 80 agentes comunitários em atuação.

Palestra — A partir do tema “Tabagismo no Brasil”, o enfermeiro da área técnica do Programa Estadual de Tabagismo, Giovani Dimas, apresentou informações sobre a doença no país e de maneira geral.

Segundo ele, o cigarro possui mais de quatro mil substâncias tóxicas, que provocam uma cadeia de efeitos negativos, como a baixa imunidade, facilitando o desenvolvimento de doenças.

Ascom SFI

Nenhum comentário: