Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (SFI), dispõe do terceiro maior manguezal do Estado do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (26), o Dia Mundial dos Manguezais foi lembrado em um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) na localidade.
Na abertura da palestra, a prefeita destacou que é “gratificante proporcionar momentos para ampliação do conhecimento”. Para a prefeita, é de suma importância que a população tenha consciência da necessidade de “cuidar e zelar das belezas naturais de nosso município”.
Na ocasião, a prefeita apresentou Luciana Soffiati como secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Soffiati, por sua vez, agradeceu a oportunidade e revelou a felicidade de estar em Gargaú em seu primeiro evento à frente da pasta, uma vez que já havia trabalhado na localidade por alguns anos. “Sinto muito prazer em ter aceitado o convite da prefeita. Uma das marcas deste governo é a promoção de ações de conscientização que são relevantes para toda a sociedade”, afirmou.
A responsável pela palestra foi a analista ambiental da Sema Juliana Alves. Ela, que é engenheira ambiental formada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), apresentou as informações colhidas através de seu Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema foi o manguezal de Gargaú. Alves ressaltou que o manguezal é considerado o “berçário da vida marinha” e o “refúgio da vida silvestre”, sendo uma Área de Preservação Permanente (APP).
No final do evento, foram distribuídas mudas cedidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e sabão confeccionado por intermédio do Projeto Óleo Legal.
Ascom SFI





Nenhum comentário:
Postar um comentário