segunda-feira, 1 de julho de 2019

Polícia e Crea fazem perícia em restos da fogueira que explodiu e feriu prefeito e primeira-dama de Osasco

Chamas atingiram Rogério Lins, esposa e mais três pessoas na sexta (28). Peritos da Polícia Técnico-Científica e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia estiveram na cidade da Grande SP.

Polícia faz perícia em fogueira que explodiu e feriu prefeito de Osasco, em SP Jornal Hoje

Polícia faz perícia em fogueira que explodiu e feriu prefeito de Osasco, em SP

A Polícia Técnico-Científica e o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) realizam nesta segunda-feira (1º) uma perícia na fogueira que explodiu e feriu Rogério Lins, prefeito de Osasco, sua mulher, a primeira-dama Aline Lins, e mais três pessoas.

O acidente ocorreu na última sexta-feira (28), quando o prefeito e sua esposa acenderam a fogueira com uma tocha durante o Arraiá do Servidô, na Arena VIP, na cidade da Grande São Paulo.

No domingo (30) o G1 teve acesso a novas imagens que mostram o momento da explosão, além de um vídeo gravado pelo prefeito e enviado à reportagem (veja nesta matéria).

Prefeito de Osasco fala sobre acidente que sofreu com a mulher ao acender fogueira
G1 SP

Prefeito de Osasco fala sobre acidente que sofreu com a mulher ao acender fogueira

O casal continuava internado nesta segunda no Hospital Antônio Giglio com queimaduras graves de 1º e 2º graus no rosto, braços e perna. O estado de saúde de Rogério e Aline é estado. O prefeito teve 14% do corpo queimado e a primeira-dama teve 8%.

As demais vítimas, um homem, um fotógrafo e um cinegrafista, tiveram ferimentos leves e foram liberadas na semana passada.

Peritos analisam restos de fogueira que explodiu e deixou feridos em Osasco — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo

Peritos científicos e Crea

Os peritos da Polícia Científica e do Crea analisam os restos da fogueira para apurar as causas da explosão, que ainda são desconhecidas.

Os peritos científicos fotografaram as cinzas da fogueira e recolheram material combustível para acender o fogo. Os técnicos do Crea foram ao local para saber se o responsável pela construção da fogueira tinham um projeto para fazê-la e também se é profissional autorizado para isso.

O homem responsável pela fogueira esteve nesta manhã no local e conversou com os peritos. Ele não falou com a imprensa e nem teve o nome divulgado. Se ficar comprovado que a pessoa responsável não seguiu recomendações de segurança ou estava em situação irregular, ela poderá ser multada.

Os especialistas produzirão laudos para determinar as prováveis causas da explosão na fogueira.

Rogério Lins ao lado da mulher — Foto: Divulgação Prefeitura

Polícia investiga causa e responsabilidade

Quando o resultado dos exames periciais ficarem prontos, eles serão entregues à Polícia Civil, que investiga a eventual responsabilidade pelo acidente que deixou cinco feridos.

O caso foi registrado no 5º Distrito Policial (DP) de Osasco como lesão corporal culposa, na qual não há intenção de ferir, e explosão.

Peritos da polícia e do Crea vão analisar fogueira que explodiu em Osasco — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo

Responsável pela fogueira há 17 anos

Segundo nota da assessoria de imprensa da prefeitura, “a fogueira é tradicional na festa e sempre foi montada e organizada pela mesma pessoa”. Ele seria responsável pela instalação da fogueira há 17 anos.

Ainda de acordo com o comunicado, o “Arraiá do Servidor foi organizado pela Arena VIP, espaço de eventos que conta com AVCB, Brigada de Incêndio e toda a estrutura necessária para receber o público de cerca de 2 mil pessoas.”

A Arena VIP informou no sábado (29) à TV Globo que a “festa foi feita em parceria com a prefeitura e que a contratação do responsável pela construção da fogueira não foi da empresa, mas da prefeitura.”

A festa “tem caráter beneficente, sendo que todo o dinheiro arrecadado pelas barracas de comidas e bebidas é destinado para as ações sociais do Fundo Social de Solidariedade.”

Foto mostra preparação da fogueira antes da explosão — Foto: Divulgação/ArenaVIP

Sem previsão de alta médica

O prefeito e a primeira-dama não tem previsão de alta hospitalar ainda. Boletim médico desta segunda informa que “os pacientes evoluem bem, recebendo atenção multiprofissional, clinicamente afebril, deambulando e aceitando dieta”.

"Ontem foram realizados trabalhos fisioterápicos, suporte nutricional e intervenção psicológica", continua a nota médica. “Nesta segunda-feira haverá a troca dos curativos no centro cirúrgico sob sedação, seguida de reunião multidisciplinar para avaliação do plano terapêutico”.

“O médico falou que tínhamos sido fruto de um grande milagre. Primeiro por não termos ficados cegos. Segundo por não ter inalado aquela chama com alta caloria, que também poderia ter sido fatal. E isso também não aconteceu”, disse o prefeito em vídeo.

Após explosão, prefeito de Osasco afirma que ele e esposa estão se recuperando
Jornal GloboNews

Após explosão, prefeito de Osasco afirma que ele e esposa estão se recuperando.

G1/Show Francisco

Nenhum comentário: