sábado, 10 de agosto de 2019

Hemocentro Regional e Uerj organizam campanha de doação de medula óssea


Supcom

Além de disponibilização de material para divulgação junto à população, o encontro servirá para esclarecer o tema e traçar as metas de trabalho para a campanha daqui a dois meses.Uma excelente notícia para pacientes portadores de leucemia. O Hemocentro Regional de Campos, em parceria com o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), vai realizar em Campos, em outubro – em data ainda a ser definida – uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. A última campanha nesse sentido aconteceu em 2008.

O primeiro passo vai se dar na próxima segunda-feira (12), quando representantes do Hemocentro e do Laboratório de HLA-UERJ, se reúnem com diversos segmentos da comunidade, além de familiares de pacientes portadores de leucemia. O encontro que antecede à campanha de outubro, acontecerá das 13h às 16h, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Saco).

Além de disponibilização de material para divulgação junto à população, o encontro servirá para esclarecer o tema e traçar as metas de trabalho para a campanha daqui a dois meses.

Em Campos, segundo a diretora do Hemocentro Regional, Sandra Chalhoub, há pacientes com previsão para transplantes de medula óssea, aguardando doadores compatíveis. “É aí que entra a importância do cadastramento dos doadores voluntários”, explica ela.

Os cadastros serão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME). Todo o trabalho – cadastramento e coleta de material dos doadores – será coordenado pelo laboratório da UERJ.

“Esperamos contar com a conscientização de toda a comunidade quanto à importância e o valor de ser um doador não só de medula, mas também de sangue”, diz Chalhoub, que já iniciou conversação com a direção do Laboratório da UERJ, para que o Hemocentro Regional de Campos passe a fazer cadastros permanentes de doadores de medula óssea.

Fonte: Supcom

Nenhum comentário: