terça-feira, 27 de agosto de 2019

Mostra fotográfica abre evento sobre jazz na Villa Maria, em Campos

O fotógrafo Leonardo Vasconcellos expõe na Casa de Cultura a partir do dia 29; são diversas atrações programadas
POR OCINEI TRINDADE


O fotógrafo Leonardo Vasconcellos expõe imagens do jazz na Villa Maria (Arquivo)

O jazz e o blues, estilos musicais nascidos nos Estados Unidos da América há mais de um século, têm inspirado gerações de artistas e fãs ao longo do tempo. No dia 31, começa em Campos, o evento musical “Jazz na Villa”, que acontece na Casa de Cultura Villa Maria. Um pouco antes, no dia 29, será aberta no local a exposição fotográfica “Imagens do Jazz: do analógico ao digital”, do fotógrafo, professor e pesquisador Leonardo Vasconcellos. Todas as atrações têm entrada franca.


Gerry Mulligan (Foto de 1986)

A mostra de fotografias reúne 24 imagens à cores e em preto e branco abrangendo 35 anos do estilo musical retratados por Leonardo Vasconcelos. De acordo com o fotógrafo, a exposição funcionará como uma forma de chamar a atenção para o evento “Jazz na Villa” que contará com audição de discos, apresentação de corais, shows com jazzistas e blueseiros. Também está programada uma homenagem ao pai da bossa-nova, João Gilberto, feita em uma apresentação do cantor Marcelo Benjamin.

Leonardo Vasconcellos disse que selecionou as 24 imagens sem muito critério. São fotografias produzidas por ele do ano de 1985 a 2019. “São músicos, instrumentistas e cantores de jazz e blues. Como disponho de um acervo gigantesco, fica difícil deixar tanta coisa de fora e apresentar ao público duas dúzias de imagens”, comenta.

Na exposição “Imagens do Jazz: do analógico ao digital”, o público poderá ver de perto momentos eternizados pelas lentes de Leonardo de artistas como a cantora Cassia Eller. Mais conhecida por suas performances poderosas no rock´n roll, a artista também se aventurou por outros estilos. Ela realizou um show dedicado ao blues e ao repertório de Jimi Hendrix nos anos 1990, momento testemunhado pelo fotógrafo e admirador de Eller.


Sarah Vaughan (Foto de 1986)

Retratos da diva Sarah Vaughan cantando clássicos americanos; do maior saxofonista barítono do jazz, Gerry Mulligan; da cantora Diane Reaves, entre outros, aparecem em momentos únicos dos artistas em suas apresentações no Brasil. “É um prazer ouvir esses artistas e vê-los também por meio das lentes e imagens reveladas. São 35 anos de coberturas de apresentações de jazz no país”.

Leonardo Vasconcellos frisa além das fotos, o cartaz da exposição feito por Pablo Malafaia, grafiteiro que foi seu aluno. “Ele realiza um trabalho de altíssima qualidade como artista, designer e grafiteiro. Em relação às fotos, a mostra traz uma pontinha de iceberg diante de tanto material que produzi. São milhares, mas só podiam 24 imagens

“A Sarah Vaughan já vi com Milton Nascimento, com músicos do Clube da Esquina, e em solos.Talvez, entre tantas estrelas do jazz, ela tenha me comovido mais vezes. Foi um privilégio presenciar as apresentações da diva do jazz em diferentes momentos que a gente carrega para sempre na memória”, conclui.

“Imagens do Jazz: do analógico ao digital” fica em cartaz na Villa Maria de 29 de agosto a 13 de setembro, em Campos.


Cassia Eller em 1992 cantando Jimi Hendrix (Foto de Leonardo Vasconcellos)


Diane Reaves retratada em 2019 (Foto: Leonardo Vasconcelos)


Jonatan Ferr retratado pelo fotógrafo em apresentação de 2019


Apresentação de Rick Estrin em 2014
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: