sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Prefeitura de SFI participa de formatura de mergulhadores do Corpo de Bombeiros

Representantes da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram na manhã desta sexta-feira (30) da formatura do curso de mergulhadores autônomos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A solenidade aconteceu na sede do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Campos dos Goytacazes.

Com essa formação, os militares estão capacitados para atuar em todo território fluminense em operações subaquáticas.

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi), coronel Eduardo Dias, esteve no local e confessou o privilégio em participar deste momento importante para região. “Aproveitamos a oportunidade para alinhavar a implantação de uma subunidade do CBMERJ em nosso município, o que facilitaria o acesso a diversos atendimentos, como as ocorrências que envolvem fogo e acidentes de trânsito”, afirmou. O subsecretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Márcio Moulin, também participou.

Antes da entrega dos brevês e certificados, o responsável pelo Comando de Bombeiros de Área (CBA) IV, coronel Leonardo Couri, considerou a formatura como um “momento glorioso”. Ele destacou que as regiões Norte e Noroeste fluminenses possuem um extenso litoral, formando uma das maiores bacias hidrográficas do Estado.

“Em 2018, realizamos 40 operações subaquáticas e 120 dias de ações de busca, além disso, demos apoio à Região dos Lagos”, informou.

Para o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), tenente coronel Rodrigo Bastos, os mergulhadores são “heróis anônimos”, que adquiriram conhecimento técnico e profissional em quatro meses de formação. “Vocês são símbolo de disciplina, coragem e determinação. Que vocês sejam vitoriosos nesta nova atividade”, disse. Ele esclareceu que, pela primeira vez, este tipo de curso foi feito descentralizado da capital, propiciando aos municípios de cobertura do CBA IV menor tempo de resposta em caso de solicitação.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: