terça-feira, 3 de setembro de 2019

ISP aponta aumento no número de furtos de veículos na área central de Campos


VIRNA ALENCAR/Rodrigo Silveira

O Instituto de Segurança Pública (ISP) do estado do Rio de Janeiro apontou o aumento no número de furtos de veículos na área da 134ª Delegacia de Polícia (DP/Centro), em Campos. De janeiro a julho 2019, foram 108 furtos, enquanto, no mesmo período de 2018, foram registrados 86 casos. Já na área da 146ª DP (Guarus), houve uma pequena queda. De janeiro a julho de 2019, foram 38 furtos, apenas dois casos a menos, comparado ao mesmo período do ano passado. No último mês de julho, uma mulher e um homem, de 33 e 36 anos, respectivamente, foram presos com veículos roubados, na rua Afonso Pereira Caldas, no bairro Pecuária.

Para o especialista em segurança pública, policial federal, articulista e blogueiro da Folha da Manhã, Roberto Uchôa, na região central da cidade existe uma grande concentração de renda segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto, nas regiões periféricas, se verifica uma redução significativa dessa renda. “Campos é caracterizado por uma desigualdade social muito grande. Então, o furto por ser um crime sem violência, que busca somente o cunho patrimonial, provavelmente haverá o aumento da criminalidade na região central em razão do maior valor dos bens furtados. Não percebi nenhuma mudança no policiamento ostensivo que justifique essa variação. Inclusive, nessa região central, teve aumento no policiamento de um tempo pra cá, quando estão sendo realizadas operações, que objetivam principalmente recuperar carros e motos furtadas. Acho que pode ter uma vinculação a isso”, disse.

Já o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro, garantiu que o policiamento será remanejado a partir de estudos, para que se chegue à redução de roubos e furtos na cidade. “Assumi o comando tem 30 dias e estamos trabalhando com análises, com a mancha criminal, para que possamos entender e remanejar o nosso policiamento ostensivo. Focamos no roubo que atinge ao cidadão em sua integridade física e, quanto aos casos de furtos, vamos ajustar nosso policiamento para que tenhamos resultados satisfatórios na redução”, disse.

A Folha da Manhã entrou em contato com assessoria de comunicação da Polícia Civil e aguarda respostas.

Roubo de veículos - No último dia 21 de julho, policiais chegaram ao endereço do casal após denúncias de que haveria um carro roubadono local. De acordo com a Polícia Militar, após abordagem pessoal, foi encontrada a chave de uma picape modelo S10 branca. O suspeito afirmou que seria o proprietário do veículo. Dentro do carro, os militares encontraram um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e outra chave, de um carro modelo Etios branco, do qual ele também informou ser proprietário. Ao lado desses veículos, os PMs encontraram um HB20 prata.

Após verificação, a S10 foi constatada como roubado na área de Niterói, no Rio de Janeiro, e o HB20, como furtado na cidade de São Paulo, no dia 12 do mesmo mês. Foram encontradas, também, alterações na numeração do motor da S10 e do Etios. Os suspeitos foram encaminhados para a 134ª DP, onde o caso foi registrado.
Fonte:Fmanhã

Nenhum comentário: