quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ônibus do Hemocentro: são franciscanos doam sangue




  O ônibus do Hemocentro Regional coletou doações de sangue em São Francisco de Itabapoana (SFI) nesta quinta-feira (19). A coleta aconteceu em parceria com a prefeitura, através da Guarda Civil Municipal (GCM), durante manhã e tarde, na Praça São Francisco de Paula.

Foi o terceiro ano seguido em que o veículo realiza a coleta no município. Nesta oportunidade, foram 39 doações e 52 cadastros para doadores potenciais.

Desta vez, a GCM aproveitou a oportunidade para abordar a campanha “Setembro Amarelo”, cujo foco é a prevenção do suicídio. Esta ação foi desenvolvida em parceria com o Movimento Dom Bosco, composto por jovens da Paróquia São Francisco de Paula. Eles distribuíram panfletos sobre o tema.

“Os jovens abraçaram pessoas que passavam pela praça e falaram sobre a campanha. Algumas pessoas chegaram a se emocionar. Foi muito bom, tanto relacionado às doações, quanto a abordagem do ‘Setembro Amarelo’”, avaliou o guarda municipal Marco Antônio Tavares. Ele destacou o apoio das secretarias municipal de Educação e Cultura; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; e Turismo, Indústria e Comércio.

Diariamente, das 7h às 18h, o cidadão pode fazer a doação na sede do Hemocentro Regional, localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes. É preciso apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores precisam estar acompanhados de responsável. Os doadores precisam estar em boas condições de saúde, sem nenhum sinal ou sintoma de doenças; possuir mais de 50 quilos e não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: