terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ações do Outubro Rosa no PSF de Bom Lugar

O Programa Saúde da Família (PSF), em Bom Lugar, São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou um evento nesta terça-feira (15) para marcar o Outubro Rosa. A ação aconteceu no próprio PSF, com diversas atividades, incluindo exames e palestra de conscientização sobre como prevenir o câncer de mama.

“Houve coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero. Orientei e auxiliei as pacientes a realizarem o autoexame das mamas, já que algumas não sabiam como fazer o procedimento de maneira correta. Três casos suspeitos foram encaminhados para o Núcleo Avaliação, Controle, Auditoria e Regulação (NUCAAR) da Secretaria Municipal de Saúde para a marcação do exame de mamografia”, revelou a coordenadora estrategista do PSF/Bom Lugar, a enfermeira Ellen dos Anjos, acrescentando:

“Também ministrei uma palestra sobre o câncer de mama, quais os cuidados que precisamos ter, as medidas preventivas, principais sinais e sintomas da doença. Destacamos a importância do autoexame das mamas, da boa alimentação, evitar a vida sedentária e a obesidade. Tiramos dúvidas dos presentes, que interagiram fazendo perguntas sobre o assunto. Elaborei e distribuí uma caderneta com as informações mais importantes para que possa ser consultada em casa”.

Após a realização dos exames e da palestra, houve um Café da Manhã com bolo, um momento de confraternização entre os funcionários do PSF e as pessoas que prestigiaram a ação: além de Bom Lugar, moradores de Ladeira das Pedras, Morro do Bode, Lagoa Feia, Valão Seco e até da área central de SFI.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: