quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Comércio de Campos está autorizado a funcionar nesta quarta, feriado estadual pelo Dia da Consciência Negra

Em contrapartida, bancos e repartições públicas permanecerão fechados


Calçadão de Campos (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

De acordo com a Câmara Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, o comércio da cidade está autorizado a funcionar nesta quarta-feira (20), durante o feriado estadual pelo Dia da Consciência Negra. O funcionamento é facultativo e está em acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019, firmado entre o Sindicato dos Comerciantes Varejistas de Campos e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Campos. O mesmo acordo prevê a jornada média de seis horas de trabalho diária.

Já as agências bancárias e repartições públicas permanecerão fechadas nesta quarta. Tanto os bancos como os serviços públicos retomam as atividades normalmente na quinta-feira (21).

Segundo o presidente da CDL, Orlando Portugal, o acordo que permite a abertura das lojas é importante porque a data está próxima da Black Friday, que vem se consolidando a cada ano no comércio brasileiro, e também do fim de ano, que é o período mais importante para as vendas.

“Sem falar que, com agências bancárias e repartições públicas fechadas, quem trabalha nestes dois segmentos poderá aproveitar a oportunidade e, inclusive, já começar as pesquisas de preço para as compras de fim de ano”, destacou Orlando Portugal.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e em 1.260 cidades foram aprovadas leis decretando feriado nesta data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Como o Estado do Rio aprovou lei tornando a data um feriado estadual, isso vale para todos os 92 municípios fluminenses.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Nenhum comentário: