quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Defesa Civil de Campos segue em estágio de atenção por conta das chuvas

Houve alagamento em algumas partes da cidade e aumento no nível da Lagoa Feia


Lagoa Feia (Foto: Divulgação)

Em estágio de atenção desde que as chuvas ficaram mais intensas nas últimas 24 horas, o Grupo de Emergências em Alagamentos realizou ações em pontos que apresentaram alagamentos em Campos. Mesmo no feriado desta quarta-feira (20), o monitoramento continuará para a realização de intervenções. O Grupo é composto por Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (SLP) e Empresa Municipal de Habitação (Emhab).

De acordo com a medição do pluviômetro instalado na Defesa Civil, até o momento, somente nas últimas 24 horas, choveu 72.4 mm na região. Neste mesmo período, os outros cinco pluviômetros apresentaram as seguintes medições: Arraial (em Travessão) 60.6mm; 43.2 em Serrinha. Em Baixa Grande, o pluviômetro indicou 48.8 mm de chuva nas últimas 24h; Dores de Macabu 22.4mm e em Morro do Coco 23.6mm. Confira em tempo real (aqui) as medições.


Descida da Ponte Leonel Brizola ficou alagada 
com as chuvas das últimas horas (Foto: Divulgação)

Os locais que receberam intervenção foram a Rua Edmundo Chagas, no Centro, a comunidade Tamarindo, com saída para a Rua Tenente Coronel Cardoso, e duas ruas no distrito de Travessão. Na Rua Edmundo Chagas, atrás do Edifício Salete, foram acionadas as bombas da elevatória e feita a desobstrução de um ponto da galeria pluvial, permitindo o escoamento. Na comunidade Tamarindo, as águas também já escoaram e o acesso é feito sem problemas. Em Travessão, onde choveu 70 milímetros em 4 horas, o alagamento ocorreu nas ruas 1º de Maio, no bairro Santuário, e Antônio Fernandes Filho.

Estragos

Como de costume, a chuva intensa causou alagamento na descida da Ponte Leonel Brizola, na venida José Alves de Azevedo, bem no centro do município.

Uma das enfermarias do Hospital Geral de Guarus (HGG) foi atingida e parte do forro caiu. O setor de oftalmologia da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José, em Goitacazes, também sofreu com a chuva. A água também caiu pelo forro, mas ele não chegou a desabar.

Ainda houve elevação no nível da Lagoa Feia e parte do muro do Cemitério do Caju, que fica na rua Elói Orlenas, desabou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha, destaca que o monitoramento e acompanhamento será constante.

“No feriado desta quarta-feira estaremos de plantão para qualquer emergência, porque deve continuar chovendo pelos próximos dias. Os números de telefone para nos acionar é (22) 981758512 e 199”, orienta.


Enfermaria do HGG (Foto: Divulgação)


Muro do Cemitério do Caju não resistiu (Foto: Divulgação)

Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: