Apesar do susto, a mãe e a criança passam bem.
Uma mulher de 28 anos deu à luz na calçada de sua casa, no Parque Aeroporto, em Macaé, logo depois de ter tido atendimento negado no Hospital Público Municipal (HPM), na noite desta terça-feira (26).
O caso foi compartilhado no Facebook pela própria mãe, que postou fotos após parir no portão da sua residência.
Na postagem, Thais dos Santos Santana, conta que a médica de plantão a mandou de volta para casa mesmo estando em trabalho de parto.
"Estou besta com esse HPM, mesmo com 3 de dilatação, a bolsa estourou e eles mandaram sair do hospital e voltar depois, pois só internam com 5. Tá aí, teve que nascer na rua pois o hospital me mandou de volta pra casa", disse a mãe.
Segundo testemunhas, duas amigas de Thais ajudaram no parto. Logo em seguida, uma ambulância com médicos e enfermeiros do Pronto Socorro do Parque Aeroporto chegaram ao local e terminaram o atendimento. Equipes da Guarda Municipal também auxiliaram a mãe e o bebê.
Apenas após o nascimento da criança os dois foram levados para o HPM. O caso levou a tona outros partos ocorridos fora do hospital por conta da negativa dos médicos.
No post de Thais, dezenas de mulheres relataram a dificuldade em conseguir atendimento em trabalho de parto.
"Isso não é de hoje. Há 10 anos fizeram a mesma coisa comigo, só que foi na porta do hospital vindo pra casa. Graças a Deus correu tudo bem com a mãe e o bebê", relatou Jessika Vieira.
Outra mãe que teve atendimento negado no HPM, contou a via crucis que teve que enfrentar para ter o seu filho na unidade de saúde.
"Também me mandaram com 1 de dilatação. Voltei no outro dia com 3. Também iam me mandar voltar, mas eu disse que não iria. Aí logo depois fiquei com 4. Mas cheguei lá às 5 da manhã e fui ter meu filho 19h31 da noite. Graças a Deus vocês estão bem", escreveu Shayana Santos.
Apesar do susto, a mãe e a criança passam bem, mas seguem internados em observação e devem receber alta nesta quinta-feira (28).
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Macaé e aguarda um posicionamento sobre o caso.
Bebê está internado em observação e passa bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário